Além de temas transversais, como sustentabilidade, cidadania e consumo responsável, os os jogos de Educação financeira ajudam a promover a valorização cultural. Nas escolas indígenas Tabajara e Aba Katu, em Monsenhor Tabosa (CE) foi traçado um cronograma ativo de participação na mobilização do Dia D da Educação Financeira
Com atividades inseridas em todas as disciplinas da escola, os alunos da etnia Tabajara têm participado de várias iniciativas dinâmicas e interativas. De acordo com o educador Wallyson Teixeira, que atua na rede municipal e estadual e tem acompanhado as ações nas escolas indígenas, o projeto trouxe várias orientações pedagógicas para aplicação do plano de aula, dividido por série e disciplina, que contribuiu para os professores compreenderam as muitas oportunidades de trabalhar o tema para além da matemática.
“A partir do material que foi passado junto aos jogos, nós conseguimos trabalhar as atividades conforme as habilidades da BNCC. A escola recebeu um conteúdo completo que se adequa ao currículo escolar e facilita muito a rotina na elaboração dos planejamentos de aula dos professores. Com isso conseguimos iniciar as aulas já trabalhando os jogos, seja em Português, Matemática, Geografia, História. São muitas as possibilidades que ajudam o nosso educador a integrar o tema dentro do contexto e a realidade dos nossos alunos”, destacou.