“A premiação contou ainda com 3 semifinalistas multiplicadores dos projetos com os jogos de educação financeira, com um dos projetos avançando até a última etapa da final”
A proposta com os jogos Piquenique e Bons Negócios foi destaque nessa primeira edição do maior prêmio de educação financeira do Brasil, promovido pelo Instituto XP, que contou com mais de 400 inscritos de, pelo menos, 175 cidades do Brasil.
O Instituto Brasil Solidário conquistou a premiação na categoria ONG, em reconhecimento ao trabalho promovido em escolas públicas de todo o Brasil, que já avançou atuação para 109 municípios brasileiros, além da expansão internacional, com atividades mobilizadas para 10 mil alunos em Santiago, no Chile. O anúncio ocorreu em uma cerimônia de formato híbrido na noite de quarta-feira (8), em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
O resultado de transformação e impacto social promovido pelo projeto, teve um reflexo também nas outras categorias lançadas pelo prêmio, com participação de 3 semifinalistas multiplicadores das propostas com os jogos, em diferentes regiões do Brasil. Nessa etapa, tiveram em destaque atividades que foram promovidas em Jijoca de Jericoacoara (CE), outra em Beberibe (CE) e mais uma no sertão da Paraíba, na cidade de Cabaceiras, todas com parceria de longa data no projeto mobilizado nas escolas locais e que viabilizaram grandes resultados não só no comportamento escolar e reeducação sobre planejamento financeiro na vida dos alunos, como na própria comunidade
Ao receber a premiação, o Diretor do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, ressaltou o histórico do projeto marcado por muitos desafios, mas que sempre apontou a importância e o impacto dessa proposta nas escolas brasileiras, alcançando um público muito maior que o esperado e promovendo inovação em cada etapa das atividades, já com versões em espanhol, uma plataforma digital exclusiva e um grupo de multiplicadores que tem feito a diferença em todo o Brasil.
“Hoje foi um dia muito especial, recebemos o 3º livro do Instituto Brasil Solidário, o livro chama-se Tempo, e tempo em educação financeira é o que a gente precisa compreender também, passamos por muitas etapas, aprimorando o modelo de aprendizagem, inovando com a plataforma digital durante a pandemia e sabemos que esse é um projeto ousado, mas conseguimos desenvolver algo diferente, mostrar realmente a educação financeira com sustentabilidade, com tomada de decisão, com dicas de ganhos ou gastos, riscos e oportunidades, controle financeiro, tudo isso pensando em crianças, e de repente percebemos que não estávamos lidando com dois jogos para crianças, nós estávamos com um projeto que ia dos anos iniciais até o ensino médio, e nossa meta é alcançar 1 milhão de alunos até o final de 2022”, destacou.
Luis ressaltou ainda a trajetória das atividades com os jogos, que tiveram início em 2016, onde todo o planejamento e as estratégias do material pedagógico foi construído de forma coletiva, dentro do diálogo nas escolas e em 2017 já conseguia alcançar 20 mil alunos, passando por grupo controle, avaliação externa e um resultado de impacto, que viabilizou chegar em 2019 com 170 mil alunos sendo beneficiados pelas ações. Em 2020, o formato do projeto foi remodelado, diante do contexto da pandemia, com criação de uma versão digital do Piquenique, as formações no modelo EAD, finalizando o ano de 2021 com 4.112 pessoas formadas pela plataforma e mais de 500 mil alunos sendo atendidos com as atividades dos jogos em suas escolas.
Projetos com os Jogos – Destaque na Premiação (Semifinalistas/Finalistas)
Em Jijoca de Jericoacoara (CE), a ação cadastrada no prêmio chegou a render uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, do CNPq, para o estudante Kauan Marques, que sob a coordenação da professora Ana Patrícia da Costa, conseguiu viabilizar o projeto “Monetária: Cada Moeda Conta”, realizando várias postagens na rede social Instagram sobre termos da economia e o planejamento financeiro de forma descomplicada para os moradores do município.
Já em Beberibe (CE), a educadora Xênia Cardoso, conseguiu avançar como finalista do prêmio, através das ações que vem desenvolvendo na escola, com uma mobilização mensal inspirada no 30 Minutos pela Leitura do IBS, que passou a se chamar 30 Minutos pela Matemática, com a mesma proposta de dedicar esse tempo para fomentar a educação financeira de forma lúdica, dinâmica e criativa. A professora já realizou várias práticas que fazem parte da realidade dos alunos, destacando temas como o contexto do cooperativismo, promovendo a valorização da cultura local e o despertar para novas oportunidades de geração de renda.
Em Cabaceiras (PB), a educadora Rosilene Nunes, que é Coordenadora da Educação Financeira da Rede Municipal de Ensino e embaixadora das propostas do projeto com os jogos na região, ressaltou os trabalhos já iniciados e multiplicados até em comunidades vizinhas, como a cidade de Esperança (PB), onde ela já desenvolveu e aplicou 44 planos de aulas que passaram a integrar o currículo escolar das escolas de ensino público do município.
Sobre o Prêmio Educação Financeira Transforma
Em sua primeira edição, o Prêmio Educação Financeira Transforma, do Instituto XP, foi realizado com alcance e exclusividade nacional, trazendo como objetivo colocar de vez a educação financeira em evidência, de forma criativa, inovadora e com grande impacto social.
Dividido em 7 categorias, os vencedores foram escolhidos após uma seleção prévia de uma banca de jurados composta por nomes renomados, que apresentou os finalistas para a etapa de voto popular, conseguindo mobilizar 120 mil votos. Os preferidos em cada uma das sete categorias receberam R$40 mil cada.
Segundo Marcella Coelho, Head de impacto social da XP, o Prêmio buscou valoriza e potencializar boas iniciativas que já estão transformando a educação financeira no país. “Há muita gente atuando, de fato, para resolver este desafio enorme: 97% das pessoas no país tem dificuldade de lidar com o próprio dinheiro. O Instituto XP acredita que para alcançar uma sociedade bem educada financeiramente é preciso desta rede potente que estamos articulando, precisamos somar esforços”, enfatizou Marcella.
Os finalistas também receberam um prêmio de R$10 mil cada e, que foram selecionados por uma banca composta por 13 profissionais de diferentes backgrounds, entre eles Thiago Nigro, sócio proprietário O Primo Rico; Konrad Dantas criador e fundador da Kondzilla; Edu Lyra, fundador e CEO Gerando Falcões; Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e Mafoane Odara, líder de RH da Meta (holding do Facebook, Instagram e WhatsApp).