Com toda a sensibilidade e acolhimento para os alunos do Atendimento Educacional Especializado na CEMUS IX Maria de Lourdes, em Salto (SP), a educadora Irani Pereira tem levado os jogos de Educação Financeira para sua turma, elaborando metodologias que aproximam os estudantes do aprendizado com atenção e cuidado às necessidades individuais de cada aluno.
Na turma, que conta com uma aluna que possui deficiência auditiva e três com laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a educadora tem visto vários avanços no desenvolvimento dos alunos, que não só já entenderam as regras da rodada dos jogos, como estão sempre questionando as cartas de tomada de decisão para economizar mais. Para facilitar a compreensão no resultado do jogo, Irani preparou ainda uma ilustração na lousa mostrando os cálculos da listinha de compras de cada um e como ficou o ranking com as moedas economizadas.
“Os alunos adoram esse momento dos jogos e são competitivos. Tenho um aluno que questiona bastante cada cartinha, faz de tudo para ser o vencedor no final do jogo. Tem sido um avanço importante no desenvolvimento deles. Aproveito para conversar sobre os alimentos, a escolha da lista de compras pensando no preço e também nos itens que são saudáveis. Eles já até compreendem que não ganha quem chega primeiro e sim quem tem a melhor estratégia para economizar”, ressaltou a educadora.
Em Monte Horebe (PB), a Secretaria de Educação realizou um Encontro Pedagógico com os temas “Acolhimento e Inclusão no Ambiente Escolar” e “Educação Pela Equidade: Uma Escola Antirracista e Contra Todos os Tipos de Discriminação”. Durante o evento, participaram educadores, coordenadores e gestores. Todos engajados em discutir e implementar estratégias que promovam um ambiente escolar mais inclusivo e justo.
Na oportunidade, a Secretaria destacou a importância da parceria com o IBS, que tem contribuído com a educação do município, por meio dos projetos que promovem a inclusão e dão subsídios pedagógicos pautados em uma proposta educacional integradora, incluindo as práticas com os jogos doados para toda a rede pública da região.