IMPLEMENTAÇÃO

linha.png
 
PLANO DE EXPANSÃO 2019-2020
linha.png

O Instituto Brasil Solidário (IBS) ficou responsável pela cocriação, produção dos jogos, coordenação e desenho de implementação dos jogos Piquenique e Bons Negócios em escolas públicas do Brasil e da América Latina.

 

Após consolidados dos resultados do Projeto Piloto (veja abaixo), o plano de expansão foi pensado com o objetivo de seguir com a mesma qualidade no desenvolvimento e monitoramento das atividades, atingindo um número maior de municípios e buscando consolidar os jogos como uma prática pedagógica dentro das escolas.


O relatório ao lado traz um panorama do plano de expansão realizado em 2019, mostrando o alcance dos jogos em todos os municípios visitados e traçando metas para 2020. Clique na imagem para download.

 

Relatório - Expansão 2019

(PDF - 5,7 MB)

Informe – Expansión 2019 (Español)

(PDF - 5,7 MB)

Report - Expansion 2019 (English)

(PDF - 5,7 MB)

Avaliação externa anual - Pesquisa qualitativa - Plano CDE

(PDF - 1,2 MB)

 
PROJETO PILOTO - CEARÁ, BRASIL
linha.png

Realizado no Estado do Ceará, Brasil, o projeto piloto envolveu inicialmente os municípios de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, com monitoramento periódico, avaliação externa de resultados e aprendizados envolvendo escolas, educadores, alunos, famílias e gestores locais.


A partir da sistematização dos achados da primeira etapa (realizada no ano de 2017), o projeto foi expandido e testado em 91 escolas, com diferentes estratégias de inserção e acompanhamento: oferta pura dos jogos e oferta dos jogos junto com formação e acompanhamento dos educadores e educadoras.

 

 

A proposta de Educação Financeira com os jogos contou com
uma avaliação externa, realizada nas cidades do projeto piloto.
Confira alguns dos principais apontamentos:

 

• Aumento de competências:

capacidade de calcular riscos e oportunidades;

 

• Autonomia e autocontrole: ganhos e gastos;

 

• Conceitos instituídos: poupar e investir;

 

• 77% das escolas que receberam os jogos melhoraram 
indicadores em conhecimentos de Educação Financeira;

 

• Alinhamento interdisciplinar e transversal a Base Nacional Comum Curricular e a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

 

 

Relatório do Projeto Piloto

(PDF - 2,8 MB)

 
VÍDEO INSTITUCIONAL - PROJETO PILOTO
linha.png