Da teoria à prática

Implementação

Encontros Nacionais de EF (2023)

Após chegar à marca de 1 milhão de alunos, o IBS realizou dois Encontros Nacionais de EF em 2023, sendo o primeiro em Bento Gonçalves (abril) e depois em Campina Grande (dezembro). Veja abaixo os vídeos desses encontros.

1 Milhão de alunos (2022)

No final de 2022, os jogos Piquenique e Bons Negócios chegaram a 1 milhão de alunos impactados em escolas públicas do Brasil.

A marca foi.celebrada em um evento realizado na sede do Bank of America em São Paulo e também com o lançamento do site do 1 milhão, em que o usuário pode enxergar o poder de penetração dos jogos em todo o território nacional, acessando cada estado e município e com dados detalhados de cada região.

Também foi lançado um catálogo institucional trazendo toda a trajetória do projeto, desde o piloto em 2017 até o final de 2022 (clique na imagem ao lado para ver o catálogo em sua versão digital).

Clique para baixar!

PLANO DE EXPANSÃO 2019-2020

O Instituto Brasil Solidário (IBS) ficou responsável pela cocriação, produção dos jogos, coordenação e desenho de implementação dos jogos Piquenique e Bons Negócios em escolas públicas do Brasil e da América Latina.

Após consolidados dos resultados do Projeto Piloto (veja abaixo), o plano de expansão foi pensado com o objetivo de seguir com a mesma qualidade no desenvolvimento e monitoramento das atividades, atingindo um número maior de municípios e buscando consolidar os jogos como uma prática pedagógica dentro das escolas.

O relatório ao lado traz um panorama do plano de expansão realizado em 2019, mostrando o alcance dos jogos em todos os municípios visitados e traçando metas para 2020.

Relatório Final - expansão 2019. Jogos de Educação Financeira.

Clique para baixar!

Projeto piloto - Ceará

Realizado no Estado do Ceará, Brasil, o projeto piloto envolveu inicialmente os municípios de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, com monitoramento periódico, avaliação externa de resultados e aprendizados envolvendo escolas, educadores, alunos, famílias e gestores locais.

A partir da sistematização dos achados da primeira etapa (realizada no ano de 2017), o projeto foi expandido e testado em 91 escolas, com diferentes estratégias de inserção e acompanhamento: oferta pura dos jogos e oferta dos jogos junto com formação e acompanhamento dos educadores e educadoras.

Relatório

Clique para baixar!

A proposta de Educação Financeira com os jogos contou com uma avaliação externa, realizada nas cidades do projeto piloto.

Confira alguns dos principais apontamentos:

Aumento de competências

Capacidade de calcular riscos e oportunidades.

Autonomia e autocontrole

Ganhos e gastos.

Conceitos instituídos

Poupar e investir.

Melhores conhecimentos de Educação Financeira

77% das escolas que receberam os jogos melhoraram indicadores em conhecimentos de Educação Financeira.

Alinhamento BNCC

Alinhamento interdisciplinar e transversal à Base Nacional Comum Curricular e à Estratégia Nacional de Educação Financeira

Relatório pesquisa qualitativa. Educação financeira.

Avaliação externa anual - Plano CDE

Clique para baixar!

Evento - Lançamento projeto expansão - Sobral 2019

Vídeo Institucional - Projeto piloto