O Instituto Brasil Solidário produziu o II Encontro Nacional de Educação Financeira em 2023. Após a edição Sul em Bento Gonçalves (RS), ocorrida em abril, agora foi a vez da edição Nordeste, e a cidade que abrigou o evento foi Campina Grande (PB). Foi lá, no agreste paraibano, que o projeto Vamos Jogar e Aprender mobilizou educadores, gestores/técnicos e coordenadores pedagógicos que representaram diversos estados do país – como Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão e, claro, Paraíba.
Com o objetivo de promover o debate sobre como podemos aproximar a sala de aula de temas alinhados à BNCC, aos ODS, à Matemática e a Língua Portuguesa, foram discutidas formas propositivas de tomar decisões financeiras informadas e adotar hábitos financeiros mais saudáveis por meio dos jogos Piquenique e Bons Negócios, com oficinas práticas, planos de aula e planejamento pedagógico.
A programação contou com cinco painéis (veja nas páginas seguintes) e promovendo grandes reflexões, trazendo cases de impacto, e compartilhando suas histórias e visões sobre como os jogos podem aproximar a escola não apenas da temática da Educação Financeira, mas também de um ensino mais lúdico e significativo para os alunos.
Foram eles que nos ajudam a levar este projeto para 26 estados brasileiros, fechando o ano de 2023 chegando em 1.355.232 alunos e 85.585 docentes, espalhados por 4.920 escolas de 396 municípios (e expandido para outros seis países da América Latina).
O Estado da Paraíba possui grande destaque nesse recorte de resultados, sendo hoje o segundo maior Estado de representação de municípios nas atividades, com 83 municípios atuantes, que corresponde a um total de 9.375 docentes e 133.417 alunos beneficiários, o que já representa 38% de toda a rede pública de ensino da região. Destaque ainda para a região Nordeste, também sede de nosso evento, com 146 municípios impactados nas ações, impactando cerca de 544 mil alunos diretamente.
Depoimentos – Encontro Nacional PB
Raymundo Asfora Neto, Secretário de Educação de Campina Grande (PB)
“É um orgulho muito grande sediar esse encontro. A parceria com o IBS tem refletido em práticas muito exitosas dentro e fora da sala de aula, já que a Educação Financeira tem mudado a perspectiva dos alunos, dos professores e dos pais dentro de casa. É pra isso que a educação serve, para transformar vidas”.
Michael Lopes, Presidente da UNDIME PB
“A UNDIME PB desde o início do projeto abraçou essa causa. É com muita satisfação que vemos professores da nossa rede sendo premiados e reconhecidos pelo trabalho que vem realizando nas escolas. Chegou a hora de a Educação Financeira avançar muito mais e nós, educadores, precisamos dar as mãos e andar na mesma missão. Essa é a educação que nós queremos. Que seja transformadora, inclusiva e acessível, e que faça a diferença na vida de nossas crianças e jovens”.
A Educação financeira vai ajudar nossos alunos a melhor entender o que é empreender e o que é esse tópico.