A produção de um Piquenique em LIBRAS para todo o Brasil é um dos objetivos do IBS no sentido de trabalhar a Educação Financeira de forma inclusiva. Contando com a parceria da EMEF Especial Caminhos do Aprender, no trabalho realizado com a turma de alunos surdos, em Bento Goncalves (RS), o jogo foi adaptado e tem sido fomentado pelos educadores dentro da língua de sinais de libras, aproveitando o material já disponibilizado com acessibilidade na plataforma EaD da Formação de Educação Financeira, com uso de Handtalks.
O apoio dos professores da escola possibilitou o lançamento de uma nova versão dos jogos físicos, que chega às escolas com um QR CODE para o tradutor em LIBRAS, com foco em alcançar todas as escolas beneficiárias nas atividades com alunos surdos e com baixa audição.
Segundo a educadora Andreia Abreu, a inclusão é um passo fundamental para universalizar a educação de qualidade, entendendo que essas temáticas são essenciais para serem trabalhadas na vida de todas as crianças e jovens. “Foi muito importante a nossa escola participar do projeto. Todos os professores fizeram o curso e trabalhamos com todos os nossos alunos surdos, dos pequenos aos adolescentes. Alguns já recebem mesadas e fizemos atividade com o cofrinho para eles entenderem sobre o poupar. Agora com o QR CODE, eles terão ainda mais autonomia para participarem das atividades com os jogos”, destacou a educadora.
Como membro da comunidade surda e educadora da rede educacional, a professora Rosilei Maria Machado, se tornou uma aluna ativa dos cursos do IBS e tem reforçado a importância de promover uma educação inclusiva nas escolas públicas. “O curso é maravilhoso. Tive a oportunidade de participar este ano e posso dizer que é um aprendizado para o resto da vida. Agradeço imensamente a equipe IBS pela oportunidade de participar do curso com auxílio de um intérprete, já estou na terceira formação do calendário ofertado e quero continuar aproveitando mais oportunidades de capacitação pelo instituto”, ressaltou.