Como unir conceitos de coleta seletiva ao incentivo à leitura e alinhar isso à Educação Financeira? Foi o que fez a EMEF Ernesto Dorneles, de Bento Gonçalves (RS), com um calendário de mobilização ativa dos alunos com a comunidade, aproveitando toda a temática e material pedagógico trabalhado com os jogos.
Com o tema “Grandes transformações acontecem de dentro para fora”, a proposta segue um calendário já estabelecido para atividades durante todo ano letivo de 2023, envolvendo desde uma moeda própria e com foco em incentivar a reciclagem na escola, que será revertida em livros para os alunos, até palestras e rodas de conversa sobre os malefícios do plástico ao meio ambiente e como reforçar a alimentação saudável e o consumo consciente.
“Desde as primeiras atividades com os jogos, sempre incentivamos a participação ativa dos alunos, eu passava orientações para a turma da manhã e eles participavam como monitores para repassar esse aprendizado aos estudantes da tarde e eles seguem se engajando nas ações em comunidade. Foi maravilhoso poder compartilhar essas experiências no evento, temos poucos momentos em que o trabalho das escolas pode ser visto em um âmbito tão amplo como o IBS proporciona. Já penso em outras formações, e vou participar do curso de Leitura, para engrandecer ainda mais o trabalho na escola”, enfatizou Franciane Liviera, vice-diretora da Escola Ernesto Dorneles.
Na proposta de reciclagem, a escola preparou as moedas Ernestino, onde a cada 10 unidades de garrafa PET, os estudantes ganham uma cédula que serão guardadas num cofrinho individual. A culminância da atividade está prevista para ser realizada no Dia D da Educação Financeira em outubro, com realização de uma feirinha do livro com as obras lidas e trabalhadas em aula e a oportunidade de os alunos fazerem a compra dos livros utilizando as cédulas guardadas durante o ano.