IBS registra em documentos de audiovisual as ações de educadores e alunos do Amazonas ao Rio Grande do Sul
O ano de 2022 foi de grandes conquistas para o projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender, do Instituto Brasil Solidário. Imagens de educadores e alunos de todo o Brasil dedicados à aprendizagem com os jogos Piquenique e Bons Negócios não podem sair de cena e, por isso mesmo, o instituto resolveu eternizá-las. Foram realizadas, nos últimos meses, filmagens em diversos municípios das mais diferentes regiões brasileiras, a fim de serem transformadas em vídeos documentais e emocionantes da nossa jornada.
No mês de agosto, o produtor João Macul, de longa trajetória como ex-aluno e formador das ações de Educomunicação do IBS, viajou pelo Rio Grande do Sul coletando vídeos e entrevistas em escolas que contam com o projeto de Educação Financeira com os jogos. Um dos destaques foi o relato sobre o projeto Endividados, realizado pela educadora Vanderlize de Lima e seus alunos no município de Sapiranga.
A equipe do IBS visitou ainda os municípios gaúchos de Uruguaiana, Itaqui, Bento Gonçalves e a capital, Porto Alegre. Foram realizadas filmagens em mais de uma dezena de instituições de ensino, entre escolas, universidades e secretarias da Educação.
Em outro extremo do Brasil, Manaus, capital amazonense, também foi cenário para a realização de vídeos sobre as práticas com os jogos Piquenique e Bons Negócios. A equipe do IBS visitou escolas rurais e ribeirinhas do município.
Ao longo do último ano, o interior paulista e a capital também se destacaram como grandes parceiros do projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender. Para documentar tantas ações inspiradoras, a equipe do IBS foi conferir tudo in loco para a documentação em vídeos.
Os municípios de São Roque, Salto, Bragança Paulista e Amparo foram visitados, oferecendo saborosos depoimentos de educadores, gestores e alunos de seis escolas municipais, além de secretarias.
A turma do IBS então partiu rumo à capital paulista, onde as regionais da Secretaria Estadual de Educação também se firmam como polo de incentivo da aplicação da Educação Financeira com jogos. Foram gravadas cenas e depoimentos em escolas da região central e da Zona Sul de São Paulo. Por fim, chegou o momento de descer a Serra do Mar e gravar em Santos, onde Unidades Municipais de Educação e o Projeto Parquinho Tecnológico vêm se destacando com a aplicação dos jogos.
Confira os vídeos no Canal IBS: https://www.youtube.com/user/BrasilSolidario