Os alunos da Escola Municipal La Salle, em Sapiranga (RS), vêm se engajando em várias atividades criativas por meio dos jogos Piquenique e Bons Negócios. Com isso, eles se envolvem em muitos debates e produções textuais sobre economia, sustentabilidade e consumo consciente, tudo de forma interdisciplinar. São diversas iniciativas dos educadores relacionando a Educação Financeira às temáticas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Segundo a professora Vanderlize Lima, que leciona Geografia, a proposta já foi trabalhada na escola com alunos do 6º ao 9º ano em diferentes disciplinas. Os alunos, encantados, já estão apresentando resultados significativos de conscientização sobre a Educação Financeira, com domínio de vários conceitos importantes sobre o poupar, empreender e investir de forma planejada.
“Nós fizemos uma gincana aqui na escola. Na atividade de Geografia eu trabalhei o jogo Piquenique com os alunos, e o resultado foi fantástico quanto ao engajamento da turma. No 7º ano, conseguimos relacionar os jogos com várias temáticas, como a questão do consumo, a compra de produtos industrializados, a Educação Ambiental com as cartinhas da escolha pela bicicleta como transporte”, contou a professora Vanderlize. “A turma do 9º até veio me procurar perguntando dos jogos para eles usarem na disciplina de Matemática. Fiquei muito feliz de ver esse retorno dos alunos”, enfatizou.
Vanderlize destacou que os professores tem conversado sobre o alinhamento dos jogos dentro do plano de aulas, e já foram colocadas em prática várias sugestões apresentadas durante a Formação EaD de Educação Financeira. Uma delas é o uso do livro “A Árvore que Dava Dinheiro”, com o qual os alunos fizeram um “cartoon” a partir da leitura feita em sala, podendo soltar a imaginação na arte e no desenho dentro dessa temática literária.