Diante da diversidade do país, desenvolver projetos que possam ser replicados nos mais diferentes contextos é fundamental para que sua multiplicação seja possível, colaborando para o desenvolvimento local. Para isso, o IBS atua em três frentes de trabalho que envolve educação complementar, rede de educadores e políticas públicas – sendo esta última o objetivo final, pois assim se garante a continuidade de todas as ações implementadas.
Por meio da Aliança pela Educação, os cursos EaD que o IBS disponibiliza de modo gratuito vêm sendo a principal ferramenta de fomento as políticas públicas municipais, pois auxiliam no aprimoramento das metodologias dos educadores em sala de aula, trabalhando a conscientização, autonomia e protagonismo dos alunos. O projeto já era uma realidade em diversos municípios, quando passou ser implementado em suas redes. Em 2024, foi dado mais um passo, desta vez no sentido de estimular os educadores na progressão de carreira.
Sancionada em 16 de janeiro deste ano, a Lei nº 14.817 estabelece as diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública, incluindo a progressão salarial e de carreira como um de seus mecanismos. Atentos ao plano de carreira de seus profissionais da educação, municípios passaram a estimular o desenvolvimento profissional, promovendo maiores remunerações por meio da formação continuada, tendo o EaD do IBS como um dos pilares amparados nessa lei.
A rede IBS tem exemplos de municípios onde a Secretaria de Educação reconhece os certificados dos nossos cursos EaD. Em Campo Verde (MT), a Secretaria de Educação, por meio da Portaria nº 666, de 30 de outubro de 2023, que dispõe sobre o processo anual de contagem de pontos, remoção e atribuição de classe e/ou aulas ao corpo docente, reconheceu a formação dos cursos do IBS e concedeu pontuação maior para os educadores que fossem certificados.
Outro exemplo é no município de Monte Horebe (PB), onde a Secretaria de Educação disponibilizou o Processo Seletivo Simplificado Edital Nº 001/2024, para contratação por tempo determinado, mediante celebração de contrato administrativo, que concedeu pontuação aos concorrentes que fossem certificados pelo curso de Educação Financeira do IBS.
Outros municípios que reconhecem os certificados firmando parceria com o IBS por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), sem repasses financeiros, são os municípios de Sobral (CE), Catalão (GO), Vila Propício (GO) e Aroeiras (PB), entre outros que já iniciaram as tratativas para firmar essa parceria para o ano de 2025 (além de Monte Horebe, que entra nas duas modalidades).
Ao reconhecer a qualidade das formações do IBS, as redes municipais tornam possível a concretização de uma política pública que traz benefícios concretos ao ensino/aprendizado dos alunos e premia seus profissionais de educação pelo empenho e pelo mérito, o que nos traz um enorme orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.