Mais de 1000 vagas para os educadores da rede pública de ensino somente nesse primeiro semestre de 2021 para as formações EaD de Educação Financeira!
Avançamos para mais um ano intenso da proposta de formações no modelo EaD, e com conteúdo ainda mais completo e aprimorado após avaliação dos educadores que participaram da primeira turma das oficinas. O ano já começa com 2 novas turmas no mês de fevereiro, e mais 4 turmas programadas para os próximos meses, em datas e horários variados, dando a oportunidade dos participantes escolherem o melhor período dentro da sua rotina escolar.
O projeto lançado dentro das ações de apoio pedagógico para as escolas da rede pública, durante o distanciamento social, se tornou parte efetiva das atividades do Instituto Brasil Solidário, e apontou logo na primeira turma, uma mudança na percepção e confiança dos educadores em trabalhar o tema dentro da escola de forma transversal, e com abordagens mais aprofundadas sobre os conceitos de educação financeira.
Na avaliação externa realizada com questionários antes e depois da formação da oficina, foi evidenciado que o curso teve um grande impacto para os participantes, que passaram a se sentir mais preparados e confiantes em trabalhar o tema em sala de aula, alinhados a proposta da BNCC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os professores reforçaram que temas como investimento e empreendedorismo ainda mostram ser assuntos pouco conhecidos e que despertam insegurança para inclusão nas propostas pedagógicas, diante desse dado, a formação de 2021, foi aprimorada e aprofundada nesses conteúdos, apresentando várias alternativas de abordagem dos pilares da educação financeira junto ao material dos jogos Piquenique e Bons Negócios.
“A avaliação externa do curso trouxe uma chancela importante do impacto que essas formações estão representando para os educadores, e buscamos aprimorar ainda mais esse conteúdo diante do relato dos próprios professores. Estamos reforçando temas sobre o comportamento financeiro, sobre os conceitos de investimento e de poupança, de forma criativa, ressaltando os jogos Piquenique e Bons Negócios como pano de ação prática para que os educadores possam multiplicar esses conhecimentos adquiridos com toda a confiança em suas atividades pedagógicas”, ressalta Luis Salvatore, Diretor do Instituto Brasil Solidário.
A formação está sendo ofertada de forma gratuita com vagas abertas para 52 municípios em todo o Brasil, contando com a mobilização das Secretarias de Educação dos municípios parceiros dos projetos do IBS.