Para além da confecção dos cofrinhos sustentáveis, do aprendizado prático de negociação e de vivência do sistema monetário, a turma da Escola Municipal Patotinha, em Catalão (GO), compreendeu todo o conceito de organização, planejamento financeiro e até cidadania, a partir das atividades com os jogos durante suas atividades pedagógicas.
Com um vasto conteúdo que incluiu debates sobre diferenciação entre valor e precificação, políticas de descontos e sistema monetário, além da confecção dos cofres com materiais reutilizados, os alunos vivenciaram a educação financeira na prática. Os educadores prepararam algumas moedas fictícias que eram distribuídas aos alunos de acordo com o comportamento e dedicação nas tarefas escolares, moeda que lhes daria a oportunidade de fazer compras na Feirinha de culminância do semestre.
Segundo Caroline de Cássia, diretora da escola, o aprendizado foi muito além do esperado, com alunos não só se destacando nas negociações, mas demonstrando cidadania e solidariedade aos colegas, dividindo suas moedinhas e até escolhendo itens que pudessem levar para a casa e compartilhar em família.
“Vimos o aprendizado na prática durante a feirinha de alimentos saudáveis. Alguns foram solidários com os colegas que quase não tinham moedas, e doaram pipoca, gelatina e fruta. Outros disseram preferir as frutas para ter como dividir em família. Teve ainda os que juntaram as moedinhas com os colegas para comprar itens mais caros e compartilharem entre eles”, ressaltou.