Algo curioso aconteceu em Itapissuma (PE). Na Feira do Empreendedorismo, da EMEF João Bento de Paiva, a moeda usada não era o Real. Produto das atividades de Educação Financeira na escola, os “Bentos” (moeda física) e os “Bentocoins” (moeda virtual) eram as unidades monetárias usadas para a troca de produtos diversos, que estavam expostos nas barracas.
Conquistadas a cada bom desempenho em sala de aula, incluindo critérios como a frequência e participação nas atividades, os “Bentocoins” eram registrados e depois trocados pelos “Bentos”, que foram o destaque nas negociações e compras dos produtos preparados na feira, com todos participando e tendo a oportunidade de expor diversos materiais artísticos com uso de recicláveis, reforçando a importância do reaproveitamento e o cuidado com o meio ambiente.
“Nós fizemos a culminância das eletivas da escola e, dentre as dinâmicas, levamos temas sobre vendas de materiais artísticos recicláveis, estimulando a sustentabilidade, além dos materiais escolares, como lápis, borrachas, canetas, cadernos para incentivar o estudo dos alunos. Claro que não podia faltar a nossa moeda, que segue fazendo o maior sucesso, promovendo a alfabetização financeira e contribuindo com as teorias vistas em sala de aula”, ressaltou o educador Vinícius Leandro da Silva, mobilizador do projeto.