Uma ação social foi destaque na Mostra Pedagógica de Catalão (GO). A Escola CAIC São Francisco, levou para a exposição realizada no Ginásio Municipal, as atividades do projeto “Mãos e Patas”, que une Educação Financeira a ações de solidariedade, empatia e justiça.
A formadora do IBS, Zenaide Campos, esteve no evento acompanhando de perto o trabalho promovido na região, que reuniu diversas atividades interdisciplinares, incluindo leitura, arte e sustentabilidade. A educadora Fátima Safatle, da Escola CAIC São Francisco, relatou que a feirinha foi mobilizada de forma semanal, com produtos feitos na escola e vendidos num bazar local, que arrecadou fundos para a compra de ração para um abrigo de cães, e de presentes que foram entregues num abrigo de idosos. Para chegarem ao resultado, os alunos analisaram gastos e ganhos com as vendas e criaram situações-problemas a partir desses números.
“O primeiro passo do projeto teve origem a partir das reflexões do livro “Vira-lata”, uma obra que faz parte do acervo literário do IBS doado para a nossa escola. A mensagem desse livro traz à tona os sentimentos de solidariedade, compaixão e de amor que as pessoas deveriam ter com os indivíduos e com os animais. Envolvemos toda a escola nesse projeto, explorarmos junto com os alunos as noções sobre tudo que aprendemos na formação de educação financeira, levando-os a refletir sobre poupar, empreender e investir”, destacou.