Conceição da Barra e Linhares foram os dois municípios potiguares contemplados com a mais recente visita presencial do IBS e do projeto Vamos Jogar e Aprender
O Projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender, que tem os jogos Piquenique e Bons Negócios como protagonistas, está definitivamente inserido na realidade de dois importantes municípios do Espírito Santo.
Em Conceição da Barra e Linhares, no Norte capixaba, o Instituto Brasil Solidário (IBS), responsável pelo projeto, levou neste mês de setembro oficinas presenciais para realizar a imersão de educadores e alunos no mundo da Educação Financeira.
Por meio dos jogos Piquenique (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental) e Bons Negócios (Anos Finais e Ensino Médio), educadores podem redigir um leque muito variado de planos de aula, abordando disciplinas e temas muito variados e transversais, sempre de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Se esta versatilidade já é transmitida nas formações por Ensino a Distância (EaD), também oferecida pelo IBS aos educadores do Espírito Santo, com as oficinas presenciais tudo ficou ainda mais claro e prático. “As estratégias que aprendemos são de fundamental importância na parte pedagógica. Estamos levando esse planejamento para apresentar a Educação Financeira aos alunos, que poderão trabalhar o tema das finanças, mas também o ambiental e a consciência sobre tomada de decisões”, e este é um ensino muito importante, que ainda não fazia parte da realidade escolar, elogiou a educadora Aleidima Avelar, do Ensino Fundamental da rede municipal de Conceição da Barra.
Por falar em rede municipal, também foi de fundamental importância o envolvimento das Secretarias de Educação de Conceição da Barra e Linhares. Nas duas localidades, a gestão pública se mostrou parceira do projeto e interessada em transformar a educação de milhares de jovens alunos. “Com os jogos, aprendemos que a Educação Financeira não se resume à Matemática. Ela pode ser trabalhar em todas as outras disciplinas”, disse a professora Isabel dos Santos, também de Conceição da Barra.
Em Linhares, a equipe pedagógica do IBS visitou a Secretaria de Educação, onde realizou oficina com educadoras, além de diversas outras escolas municipais. Em todas, o mesmo cenário de profundo interesse e encanto pela Educação Financeira, tanto da parte dos professores quanto dos alunos.
Se por meio das formações EaD o IBS caminha para a marca de 1 milhão de alunos beneficiados com os conhecimentos sobre Educação Financeira, nas oficinas presenciais – como as realizadas no Espírito Santo e na Bahia (em agosto) é possível se certificar de como este aprendizado apaixona e transforma a vida de todos. Por conta disso, o Instituto já tem outras viagens programadas para os próximos meses.