Semana movimentada e cheia de atividades criativas e interativas com os jogos educativos nas escolas em Sobral/CE! Mobilizando todas as 46 escolas da rede pública de ensino do município, durante toda a Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF, realizada entre os dias 20 e 26 de maio, os educadores aproveitaram o material com os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios” para fomentar atividades em diferentes disciplinas, trazendo para a sala de aula temas como a educação financeira, o consumo consciente e sustentabilidade.
As oportunidades de aprendizado foram potencializadas e bem planejadas de forma interdisciplinar, fazendo da aula de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e mesmo na Matemática, um momento de reflexão e conhecimento para além dos muros da escola, agregando ao conteúdo visto de forma lúdica nas cartinhas do Piquenique, uma possibilidade de reforçar sobre a importância da coleta seletiva e como evitar o desperdício para garantir o bom funcionamento não só das finanças domésticas, mas com impacto direto nos cuidados com o meio ambiente.
“Utilizando o material dos jogos, nós conseguimos abordar temas importantes que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar, por exemplo, na aula de ciências e matemática, nós falamos sobre a preservação do meio ambiente e de como nossas escolhas podem contribuir para que nós, e também as futuras gerações, possam desfrutar de um planeta com melhores condições ambientais, lembrando que preservar é a melhor forma de economizar, e em seguida, os alunos foram instigados a refletir sobre suas escolhas através de suas compras no Jogo Piquenique, construindo uma tabela com os produtos mais saudáveis”, ressalta a Professora Ana Paula Nogueira, da Escola José da Matta e Silva.
Nessa mesma escola, os alunos trabalharam leitura, interpretação de imagens e produção textual, abordando sobre a preservação dos recursos naturais e como as escolhas de hoje, refletem em consequências no meio ambiente e também na economia do país. Já na aula de Geografia o assunto foi trabalhado de forma ainda mais ampla, conversando e dando espaço para o debate com os estudantes sobre ações práticas que ajudam na redução do consumo de vários itens essenciais no dia a dia, como o uso racional da água, evitando desperdício no banho, no momento de escovar os dentes ou na limpeza de casa, além da economia de energia, pensando em alternativas sustentáveis de energia limpa, ou mesmo com o cuidado de manter as luzes apagadas em cômodos desocupados.
“Colocar em prática esses conceitos também foram importantes para ganhar muitos pontos durante o trajeto dos Jogos Piquenique, na minha turma, percebo que eles já conseguem associar os temas vistos em sala de aula ao material dos jogos, o resultado é muito positivo, os alunos adoram e as aulas ficam ainda mais divertidas”, reforça, Ana Paula.
[ngg src=”galleries” ids=”21″ display=”basic_thumbnail”]