O Projeto Jogos de Educação Financeira traz um material lúdico, divertido, e ainda permite fazer da sala de aula um momento de aprendizado prático, com simulação de situações reais de consumo das crianças e seus familiares!
A Professora Teka Rodrigues, que leciona na Escola Municipal Imaculada Conceição, em Fortaleza/CE, se inspirou nas atividades do Jogo Piquenique, para elaborar uma tarefa dentro da disciplina de matemática, onde os alunos teriam a missão de fazer as compras semanais do supermercado, um cálculo que está presente toda semana na casa dos estudantes, mas que muitas vezes, fica restrito apenas aos pais, passando despercebido pelas crianças que ainda estão no 3º ano, com faixa etária entre 9 e 10 anos de idade.
Um detalhe importante da atividade, a proposta trouxe preços reais, trabalhando com encartes dos supermercados do próprio bairro! Segundo a professora que idealizou a iniciativa, os alunos foram divididos em grupo, onde receberam R$ 50,00 (fictício) para escolherem a melhor opção de compras correspondente ao consumo de uma semana, considerando uma família com quatro pessoas no total. Cada equipe precisou apresentar uma tabela com o nome dos produtos, preço individual, quantidade, valor total e ainda o nome do mercadinho escolhido. O vencedor entre as equipes, foi o grupo que conseguiu finalizar a lista mais saudável e mais econômica.
“A primeira dificuldade que os alunos encontraram, foi chegar a um consenso entre todos do grupo, diante da grande variação de preços com relação aos alimentos, eles descobriram que nem tudo que é anunciado como promoção condiz com a realidade e, que o mesmo produto pode ser encontrado com preços muito diferentes dependendo da oferta em cada supermercado, por isso, a importância de pesquisar e economizar em cada compra. A turma teve que pensar e calcular como escolher os itens certos, sem exceder com opções que não são necessárias, nesse caso, falamos também sobre sustentabilidade, quanto mais consumismo, mais lixo produzimos”, explica a Professora, Teka Rodrigues.
Segundo ela, a turma tem mostrado muita empolgação em participar das ações com os jogos e já demonstram um aprendizado imediato nos conceitos básicos de educação financeira. “A experiência que estamos tendo com os jogos é fantástica, os alunos amam participar das atividades, através do lúdico, estamos conseguindo desenvolver a consciência em temas importantes como o consumo, como lidar com o dinheiro, a alimentação saudável e ainda sustentabilidade, promovendo nos alunos uma responsabilidade não só individual, mas também coletiva”, disse.
A dedicação e empenho dos educadores da escola, já tem gerado grandes resultados ainda no primeiro mês de atividades com os jogos educativos. Aproveitando a Semana Nacional de Educação Financeira, a escola preparou uma manhã de atividades com todas as turmas, do 1º ao 5º ano, onde a equipe do Instituto Brasil Solidário esteve presente acompanhando o trabalho fomentado pelos educadores, aproveitando a oportunidade para conversar com os alunos sobre sua percepção com relação aos jogos e como associar as práticas de economizar dentro das ações do dia a dia.
“Nós vimos trabalhos muito interessantes na escola em Fortaleza, atividades criativas sendo desenvolvidas em sala de aula, além de um exemplo de cidadania e coletividade entre os próprios alunos, nas turmas iniciais, do 1º ano, os alunos letrados ajudam os colegas que ainda não sabem ler, auxiliando como monitores durante a partida com os Jogos Piquenique, uma prática de solidariedade que já começa desde cedo, nesses pequenos grandes gestos”, ressalta o Diretor do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.
[ngg src=”galleries” ids=”20″ display=”basic_thumbnail”]