Com o objetivo de acompanhar as escolas nos três municípios do Ceará parceiros operacionais do projeto de educação financeira através da aplicação dos jogos de educação financeira a equipe de profissionais do IBS realizam mensalmente visitas técnicas de acompanhamento e observação das atividades realizadas.
Durante as visitas os técnicos do IBS realizam a coleta de dados, levantamento e esclarecimento de dúvidas quanto as ações com os jogos, bem como depoimentos referentes a eficácia e resultados alcançados através da regularidade e continuidade da aplicação das sequências didáticas e dos jogos de educação financeira.
No dia 10 de setembro, a equipe de Instituto Brasil Solidário (Régea e João Victor) esteve na Escola José Roldão, no período da manhã, realizando visita de acompanhamento dos Jogos de Educação Financeira. No primeiro momento, foi realizada atividade com o Piquenique, pelas professoras Kareline e Mariana na turma de 1º ano, a turma foi dividida em dois grupos, as rodadas aconteceram com três alunos, pois como ainda não conseguem ler sozinhos, toda a atividade é conduzida pela professora.
Os alunos já estavam bem familiarizados com os jogos, são participativos e, apesar de ainda apresentarem dificuldade na leitura, já conseguem entender e desenvolver o jogo com a ajuda das professoras, que durante o jogo aproveitam para trabalhar a leitura e separação silábica.
Ao final da partida a professora tirou algumas dúvidas com relação às regras do jogo, como por exemplo, a quantidade de alimentos que são escolhidos na lista de compras.
“Nesta turma deu para perceber o interesse dos alunos no momento da atividade, embora ainda não tenham o domínio de leitura, eles conseguem jogar seguindo as orientações da professora. Os alunos que não estão participando da rodada, aguardam atentos a sua vez. No segundo momento, a atividade com o Bons Negócios aconteceu no 7ª ano, com a professora de matemática, nesta turma, o jogo estava sendo desenvolvido pela primeira vez, mas a professora já tinha passado as regras com os alunos e todos apresentaram muito interesse e compreensão de regras”
Régea Coelho – Equipe IBS
No período da tarde, a visita foi na escola Raul Barbosa, o acompanhamento foi feito com uma turma de alunos que fazem reforço escolar, com alunos de Ensino fundamental I series variadas, a professora Priscila responsável pela turma, desenvolveu uma atividade com o Piquenique, mas não aplica utilizando as regras do jogo. Ela fez uma adaptação, onde desenvolve uma atividade de soletração.
“Não jogo usando as regras, fiz uma adaptação para que a turma conseguisse desenvolver, então cada aluno escolha uma palavra e faz a soletração, se ele acertar, passa uma casa, estava fazendo assim por que era mais fácil para eles entenderem, mas agora entendi as regras, acho que assim fica mais interessante.”
Priscila, professora da escola
Após observação, sugerimos fazer a mediação de uma partida usando as regras do jogo, foi feita uma leitura das regras e em seguida a rodada do jogo. Todos os alunos conseguiram desenvolver, e acharam muito mais interessante.
“No término de atividade, foi falado da importância de desenvolver os jogos usando as regras para não fugir do seu objetivo principal, as conexões com outras disciplinas e utilização do jogo como ferramenta pedagógica são importantes, mas antes é importante compreender as regras e aplicar como propõe o objetivo.”
Régea Coelho – Equipe IBS
Visita realizada no dia 11 de setembro, no período da manhã, na turma de 8º ano, o professor de matemática realizou uma rodada do Bons Negócios, os alunos já estão familiarizados com o jogo, embora ainda apresentem algumas dificuldades com as regras, mas todos demonstram bastante interesse durante a atividade. Nesta turma ainda não existe uma rotina definida de aplicação do jogo. Mas após conversa com o professor e esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas às regras, o mesmo falou que começará a realizar a atividade forma regular.
No segundo momento, o acompanhamento aconteceu com uma turma 6º ano, o professor de matemática fez uma rodada com o Piquenique, deu para notar que eles já jogam com frequência, sem muitas dúvidas, pois já tem o hábito de jogar, a atividade acontece de forma regular uma vez por semana.
Durante o jogo, o professor foi tirando algumas dúvidas, um dos questionamentos foi como fazer quando o aluno pegar uma carta amarela ou vermelha, e, em seguida, cair em outra casa de uma destas cores.
“Nesta escola a coordenadora é muito participativa nas atividades dos jogos, joga junto com o professor e os alunos e busca sempre tirar qualquer dúvida que surgir durante o processo.Uma professora de inglês que participou da rodada junto com os alunos, gostou muito ela disse que ia começar a desenvolver os jogos nas aulas dela também, assim ela pode, além de desenvolver o jogo, também trabalhar o inglês usando as cartas.”
Régea Coelho – Equipe IBS
No dia 10 de setembro, a equipe de Instituto Brasil Solidário (Régea e Thiago) esteve na escola Germano José do Nascimento, no período da manhã, na turma de 8º ano para acompanhar as atividades dos jogos de Educação Financeira, a professora Gleziane mediou uma rodada do Jogo Bons Negócios e em seguida, ela aproveitou para falar sobre porcentagem, onde cada aluno calculou o percentual de lucro em suas vendas.
“Os alunos demostraram muito interesse no momento da atividade, já entenderam o objetivo de jogo. A professa Gleziane falou da importância dos jogos, e do interesse que eles despertam nos alunos, até mesmo os mais dispersos ficam muito focados no momento do jogo.”
Régea Coelho – Equipe IBS
No período da tarde, foi realizada uma visita na escola Desembargador Pedro de Queiroz, a professora Ana Cristina está desenvolvendo o Jogo Piquenique com um grupo de alunos do 5º ano, antes de jogar, ela traz vários questionamentos, trabalha o que está na sequencia didática , e só depois começa a rodada do jogo.
A professora teve a ideia de trabalhar com um grupo mais restrito, a partir da experiência que teve quando estava se preparando para dar início às atividades com os jogos, a sua filha de 11 anos, começou a jogar e em menos um mês apresentou mudanças de comportamento com a relação à educação financeira, começou a prestar mais atenção nas contas de casa, economizar na mesada e despertar a consciência de que se ela poupasse o dinheiro daria para comprar coisas outras coisas.
Então a professora entendeu que se foi possível despertar daquela forma na sua casa em um período tão curto, seria possível também despertar nos seus alunos.
O grupo faz discussões sobre os gastos de suas casas, como entra o dinheiro, como os pais fazem para economizar e já estão levando essa consciência para casa, participando com os pais da lista de compras, por exemplo.
No momento do jogo, eles demonstraram muito interesse e também já aplicam o que aprenderem sobre poupar.
Ainda não estão desenvolvendo o Bons Negócios, mas já tem uma professora planejando repassar a formação para o grupo de professores que desenvolverão as atividades que terão início em outubro.