No dia 5 de julho, a equipe do IBS foi convidada para participar da reunião de apresentação do relatório de impactos das ações desenvolvidas pela Ypê com seus parceiros. O encontro foi realizado num café da manhã na Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, onde a empresa apresentou o Relatório de Impacto de sua Agenda Ambiental, Social e de Governança Corporativa em 2022.
A apresentação começou com uma fala inicial de Gustavo Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê e seguiu com Roberta Kuruzu, head de Relações Institucionais e Governamentais, que contou como foi a evolução na agenda ESG (ou ASG, como eles preferem) nestes 70 anos da empresa.
Na ocasião, a equipe teve a oportunidade de falar brevemente sobre os jogos de Educação Financeira, que chegaram a 30 mil alunos impactados, 552 educadores formados em 110 escolas apenas nos municípios onde a Ypê atua – e que integram os 1 milhão de alunos alcançados no final do ano passado e tem registrado resultados de forte mobilização entre escola e comunidade, com várias iniciativas de transformação social.
Durante o evento, a Ypê apresentou a fábrica localizada no município de Amparo (SP), além da “filha mais nova” em Itapissuma (PE), regiões onde o IBS atua em parceria com todas as escolas da rede e que tem se destacado na proposta com os jogos. Entre os convidados, estiveram presentes representantes da Fundação SOS Mata Atlântica, Imaflora, Pragma, ABIHPEC, Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Instituto Ethos e Instituto Akatu.
Cada um dos parceiros representa ações em uma determinada área, seja ela na socioambiental, consumo consciente, materiais sustentáveis, cadeia de valor e fornecimento responsável, meio ambiente, manejo de resíduos, cuidado com a água e energia limpa. Foram destacados também a importância da meta dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sobre os quais também se pautam as ações do Instituto Brasil Solidário.