A equipe pedagógica do IBS segue promovendo formações em Educação Financeira que, além das rodadas de jogos, trazem debates sobre as boas práticas fomentadas em todo o Brasil e muito diálogo com os educadores. Entre os dias 05 e 07 de junho foi a vez de Catalão (GO) receber estas atividades, como parte do projeto financiado pela John Deere.
Após passarem pela capacitação EaD de Educação Financeira, os educadores do município tiveram a oportunidade de participar de uma oficina prática presencial, realizada no Polo Catalão – UAB, com todo o suporte e orientação sobre as ações que podem ser trabalhadas junto ao material dos jogos de forma criativa, dinâmica e com resultados para além dos muros da escola. As atividades chegam ao município a partir do projeto financiado pela John Deere, que conta ainda com o apoio da Aliança pela Educação Financeira, formada por instituições e empresas que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina.
Durante a programação foram abertos vários momentos com rodas de conversa e reflexões abordando desde os conceitos relacionados à Educação Financeira, as atividades do projeto “Vamos Jogar e Aprender”, até como explorar as diversas possibilidade e componentes dos jogos Piquenique e Bons Negócios, incluindo apresentação de várias iniciativas de sucesso realizadas em escolas da rede IBS para se inspirarem em suas atividades.
Para além dos debates, os educadores participaram de atividades práticas, com esboço do primeiro passo para planejar uma aula, já escrevendo uma proposta inicial de um projeto que pode ser aplicado em classe.
Segundo a educadora Andreia Cristina Pereira, da Escola Nilza Ayres Pires, que participou da formação presencial, as atividades vieram somar com todo o aprendizado do EaD, trazendo várias ideias que podem ser trabalhadas em sala de aula. “A formação EaD já foi ótima, com muita troca de experiências, além de um conteúdo vasto, mas ter essa oportunidade do presencial foi maravilhoso. Os jogos trazem diversas possibilidades de atividades interdisciplinares, com temas que ajudam as crianças a terem disciplina, pois Educação Financeira também é sustentabilidade. Eles passam a entender que precisam zelar do meio ambiente, que assim vamos também conseguir economizar”, destacou.
Em meio a tantos debates, não poderia faltar aquele sobre o alcance dos jogos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como sua aplicação em sala de aula, a interdisciplinaridade, tão em pauta nos dias de hoje, e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis). O movimento dos professores em sala mostrou muito interesse em desenvolver um trabalho em conjunto, que envolva mais de uma unidade escolar, mostrando que a cultura local incentiva o encontro entre as escolas da rede. A semente foi plantada, agora é cultivá-la para que venham os frutos!
São ótimas ideias para trabalhar nas escolas, para melhorar o aprendizado dos alunos.
Ter um quintal produtivo na escola é uma ótima ideia,pois além de dar um dinheirinho ainda ajuda no aprendizado dos alunos.