Em Itapissuma (PE) foi organizada uma Feira de Empreendedorismo mostrou uma variedade de ações de Educação Financeira, desde propostas simples como cofrinhos feito em sala de aula, até atividades práticas de compra e venda. Mobilizada pelos alunos, as ações têm transformado a rotina dos alunos e comunidade, com propostas que ganham continuidade. As ações vêm sendo fomentadas no município a partir da parceria do IBS com a Ypê, que integra a Aliança pela Educação Financeira.
Na EMEF João Bento de Paiva, o projeto “Cofrinho inteligente: pequenos poupadores, grandes sonhadores” tem levantado um lema importante para alcançar na prática os resultados de um bom planejamento financeiro. Trazendo a mensagem “Dentro do cofrinho, o seu filho deve ser ensinado a guardar sonhos, não dinheiro”, a proposta tem transformado o olhar e o comportamento dos estudantes, com alcance de projetos e bons resultados, segundo os educadores.
As atividades tiveram seu primeiro passo com a entrega de um “porquinho” para cada grupo composto por 5 a 7 alunos, onde a turma ficou responsável por pensar as estratégias para encher o cofrinho, poupando e promovendo atividades práticas de empreendedorismo. Para motivar os estudantes, a proposta envolve ainda uma culminância, com premiação para a turma que conseguir fazer a maior arrecadação, além de uma programação para uma feira onde os alunos poderão vender produtos artesanais, como pulseiras, chaveiros ou objetos de decoração, ou oferecer serviços, como pintura de rosto.
A partir do trabalho iniciado em sala, a estudante Maria Caroline, que sonha em ser estilista, foi em busca da sua primeira máquina de costura colocando todo o aprendizado em prática. “Quando eu entrei no projeto, eu já tinha esse sonho de ser estilista, então pensei numa forma de arrecadar dinheiro e conversei com a minha mãe. Ela me ajudou e fez um bolo pra eu organizar uma rifa, foi quando consegui arrecadar R$ 250,00 e comprei minha primeira máquina. Eu já comecei a costurar e fazer minhas vendas e quero investir mais ainda”, contou.
Para o educador Geraldo José Junyor, responsável pelo projeto na escola, as atividades têm incentivado os alunos a guardar dinheiro com um propósito e mostrar que a Educação Financeira pode ser divertida e gratificante. “É muito gratificante ver os alunos empreendendo dentro da escola, vendendo brigadeiros, pulseiras e participando com intensidade ao ponto de levar isso pra casa, influenciando a rotina dos pais que tem comércio, eu fico muito grato e vejo o quanto é importante o IBS investir na educação”, ressaltou o educador.
Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QOzzrATJ3jA