Ao longo do ano, a Escola Municipal José Dias Guarita, em Monte Horebe (PB), tem implementado, cada vez mais, ações com a utilização dos jogos PIC$ e PIC$ BIO, com o objetivo de enriquecer a prática pedagógica e promover o aprendizado financeiro e ambiental entre os estudantes. Do dia 6 ao dia 26 de agosto, as turmas do 6º ao 9º ano se encontraram para rodadas de jogos.
Os estudantes expressaram satisfação com a experiência, destacando que o jogo não traz apenas uma experiência do “jogar por jogar”, mas de vivências que provocam reflexões e mudanças de atitudes, partindo de pequenas ações cotidianas. As ferramentas têm despertado o interesse e o envolvimento dos alunos e aprofundado a compreensão sobre conceitos financeiros, por meio do PIC$, e ambientais, com a utilização do PIC$ BIO; “um aprendizado para a vida”, segundo dizem.
Todas as atividades foram supervisionadas pela professora Vanderlúcia do Nascimento e pelo grupo de estudantes do “Projeto Reagrupamento”, que desempenha um papel ativo na mediação das ações, como ajudar na facilitação do entendimento do jogo, fornecendo suporte e promovendo a integração dos conceitos financeiros discutidos durante as sessões. “A implementação dos jogos PIC$ e PIC$ BIO na Escola José Dias Guarita tem sido um sucesso, enriquecendo a prática pedagógica e proporcionando aos alunos uma experiência educativa valiosa”, reflete.
Segundo Márcia Nogueira, coordenadora pedagógica da escola, a turma do Reagrupamento (6º ao 9º Ano) foi escolhida como protagonista por conta da dificuldade observada ao assimilar alguns conteúdos. Hoje, eles servem como motivadores aos outros alunos, pois foram trabalhados na recomposição da aprendizagem. O desafio foi lançado e eles, prontamente motivados, se integraram muito rápido ao processo de se aprofundar nos jogos e multiplicar esse saber com as outras turmas. Além das salas de aula, vamos às escolas na zona rural para ampliar esse saber”, explica.