Inspirado nas atividades com os jogos, um grupo de alunos do 9º ano da EMEF Professor Agostino Brun, em Bento Gonçalves (RS), tem desenvolvido o projeto “Agulhas e serrotes”, sob orientação da professora Elisa Ariotti, com confecção de peças em crochê e madeira para uma proposta de empreendedorismo com a turma.
“Nesse projeto, o crochê foi pensado na disciplina de artes, como arte-terapia, com a prof. Greice, e trouxemos também questões de sustentabilidade, com a prof. Simone, na disciplina de Ciências, e na matemática, falamos sobre impostos, taxas, entre muitos outros temas. A ideia é trabalharmos sempre com essa transversalidade. Os alunos já plantaram algumas mudas de suculentas para colocar nos cachepôs de crochê e já aprenderam a fazer os pontos iniciais, para posteriormente confeccionarmos as peças para venda”, relatou a educadora Elisa Ariotti.
Os alunos tiveram a oportunidade ainda de fazer uma visita de campo na empresa Aleze, de Farroupilha, que fez a doação das linhas para a produção das peças em crochê, conhecendo de perto o funcionamento da fábrica da região. A turma já iniciou também a produção de peças em madeira, como porta chave e brinquedos. Como ponto de venda, os estudantes desenvolveram um perfil no Instagram, onde estão postando informações sobre os produtos criados e as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.