Teve “live” no Youtube marcando a abertura da mobilização do projeto de Educação Financeira nas escolas de São José de Piranhas (PB). A turma envolvida na formação já está replicando o conhecimento com atividades para os Anos Iniciais e Anos Finais. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão participando das propostas pedagógicas com os jogos Piquenique e Bons Negócios.
Para a formação de lançamento da proposta no município, a Secretaria de Educação organizou uma transmissão ao vivo pelo Youtube, mobilizando todos os profissionais do sistema municipal de Educação num diálogo aberto sobre as atividades de educação financeira, incluindo a participação do professor Nacir Garcia Júnior, que é formador e orientador em Planejamento Financeiro Existencial pelo Instituto Brasil Solidário.
Segundo Eliveuma Fernandes, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de São José de Piranhas (PB), os resultados desse encontro puderam ser acompanhados de imediato no planejamento e articulação das atividades. Na ocasião se formaram dois grupos simultâneos para a multiplicação do projeto, um com os professores da Educação Infantil, EJA e Anos Iniciais e outro com os professores dos Anos Finais, contando com a presença de coordenadores e gestores escolares.
“Esse diálogo com os educadores foi um momento muito positivo, que chamou a atenção de todos para reflexões sobre a importância de se trabalhar desde cedo a Educação Financeira nas escolas e na família, compreendendo como esse tema amplia a consciência sobre tomar boas decisões que envolvam recursos finitos como o tempo e o dinheiro. O espaço da escola é extremamente propício para despertar essa consciência e conhecimentos acerca da temática que é bem ampla. A partir desse momento inicial, estamos plantando as sementes recebidas pelo IBS, por meio da multiplicação para todos os professores, coordenadores e gestores”, destacou Eliveuma.