A versão online dos Jogos Piquenique já está em atividade para os educadores do projeto e tem possibilitado momentos de diversão e aprendizado em família!
Novas cartinhas, um quiz interativo e uma proposta cheia de criatividade em formato de game para trabalhar a educação financeira para além dos muros da escola. Os educadores do Projeto Jogos de Educação Financeira, estão participando das Formações EaD com muitas novidades, que surgiram num momento essencial de adaptação das atividades pedagógicas para o ensino remoto, sem perder a qualidade e potencial das propostas feitas com a versão física em sala de aula.
Com turmas sendo lançadas durante todo o semestre para 52 municípios de todo o Brasil, os grupos formados a partir da oficina, com foco em fomentar boas práticas e troca de experiências entre os educadores da formação, tem recebido registros constantes dos momentos em família proporcionado através das atividades com os jogos educativos, principalmente, o Piquenique Online, que chega ao universo digital com muitas dicas interativas e um quiz com várias perguntas educativas, que ajudam a formar um ranking entre os jogadores.
Segundo a educadora Índia Caatingueira, que atua na Secretaria de Educação de Irecê (BA) como Diretora de Meio Ambiente, o jogo Piquenique traz muitas oportunidades de ampliar as temáticas de educação financeira e até sustentabilidade dentro da realidade cotidiana dos alunos. “Estou acompanhando a formação e jogando o Piquenique Online junto com a minha filha, e a experiência do jogo é muito legal, pois além de proporcionar uma interação em família, aprendemos coisas cotidianas que são importantes e que muitas vezes, por desconhecimento, deixamos passar desapercebidos”, relata Índia.
Para o educador Edgar Maia, que leciona a disciplina de matemática na Escola Estadual Jupiara, em Campo Verde (MT), curso o tem ampliado novas ideias e alternativas para agregar um aprendizado dinâmico e criativo no ensino da disciplina.
“É a primeira vez que eu faço um curso com esse gabarito todo, com essa qualidade, e hoje na fase adulta, eu percebo que sou fruto da falta desse tipo de informação que o curso está proporcionando. Eu estou me sentindo realizado, superou minhas expectativas, principalmente, porque sou formado em matemática, mas ali estou vendo muita informação útil voltada ao nosso dia a dia, estou me sentindo realizado como profissional e como pessoa, pois no decorrer do curso muitos conceitos que eu tinha criado ao longo do tempo, o curso conseguiu fazer com que eu alinhasse algumas coisas em minha vida, para que eu pudesse ter um resultado mais positivo”, ressaltou Edgar.