Em Bento Gonçalves (RS), as práticas em sala de aula estão em andamento.
O material pedagógico de Educação Financeira, com os jogos Piquenique e Bons Negócios, já está sendo utilizado pelos educadores da rede municipal de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. No município, os professores formaram uma rede de multiplicadores do aprendizado transmitido nas Formações EaD de Educação Financeira e conseguiram replicar as atividades entre os alunos, incluindo as turminhas dos anos iniciais.
Na Escola Municipal General Rondon, a professora Tatiane Augusta Cristofoli envolveu os alunos da Educação Infantil, do 5º e 6 º ano, numa atividade sobre o consumo consciente. Para isso, utilizou a listinha de compras presente no jogo Piquenique.
“Nós trabalhamos com eles a questão da autonomia. Eles tiveram de planejar a sua participação, criando a suas listas de desejos. Depois, com o orçamento de 10 Américas, eles deveriam verificar se seria possível levar seus desejos no piquenique. Fazendo com que as crianças reavaliassem suas compras, ajustando ao orçamento recebido. Fizemos assim pequenos registros matemáticos onde as crianças usaram a escrita espontânea de números e palavras, além pequenos cálculos de adição e subtração”, destacou a educadora.
Para a secretária municipal de Educação de Bento Gonçalves, Adriane Zorzi, são muitas as possibilidades promovidas por meio dos jogos a fim de despertar um aprendizado além dos muros da escola, com mudança de comportamento que terão impacto direto no cotidiano dos alunos e educadores beneficiários.
“A partir da entrega dos jogos Piquenique e Bons Negócios, as ações tendem a se multiplicar com mais força e engajamento, chamando toda a comunidade escolar para integrar este novo olhar para a educação. A Secretaria Municipal de Educação, por acreditar que a educação é o caminho, vislumbra inúmeras possibilidades a partir da interação dos alunos com os jogos oportunizando aprendizagens significativas de maneira prática e com resultados positivos para a vida dos estudantes, gestores, professores, famílias e a comunidade”, ressaltou.