A proposta com os jogos Piquenique, nas escolas de Gentio do Ouro/BA, já aponta grandes resultados de aprendizagem desde os alunos da educação infantil, com crianças de 5 anos de idade.
Os educadores receberam o treinamento prático com os jogos educativos e a Secretaria de Educação do Município viu potencial no material doado as escolas para serem trabalhados antes mesmo da inserção no Fundamental I, ampliando um diálogo com as escolas do infantil e adaptando uma sequência didática específica para esse público.
Segundo a Coordenadora Técnica de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Gentio do Ouro/BA, Monalisa Oliveira, os educadores do infantil receberam uma formação e se mostraram muito receptivos em trabalhar com o material em sala de aula, reconhecendo que os jogos conseguem atender os seis direitos da aprendizagem da criança, são eles: o brincar, o participar, o explorar, o expressar, o conviver e o conhecer- se.
“Nós logo percebemos o potencial dos jogos para a educação infantil, considerando que ele atende os seis direitos de aprendizagem da criança, então conversamos com os educadores e elaboramos uma sequência didática voltada para as turmas do infantil pré e o resultado foi tão positivo, que já estamos planejando para o próximo ano incluir o conteúdo de educação financeira na disciplina de matemática, como parte do currículo escolar das turmas do infantil”, ressaltou a coordenadora.
Nas ações pedagógicas em sala de aula, que já foram implementadas na Escola de Educação Infantil Prof.ª Maria da Glória, as turminhas surpreenderam com a interação e o desempenho durante as atividades com os jogos, desde o raciocínio lógico e a tomada de decisões a cada avanço na tabuleiro, até a compreensão de temas como a educação ambiental, alimentação saudável, a importância de evitar desperdícios de água, energia e até os conceitos de poupar, compreendendo adições simples com a soma das moedinhas.
“Os professores relataram que os estudantes tiveram uma compreensão muito rápida e positiva, tanto na escrita, já fazendo as listinhas de compras, até questões sobre economizar, debatendo na própria aula os itens que eram mais caros ou baratos, o que era mais saudável ou não, então essa percepção ajuda muito na condução dos trabalhos, na formação do ser integral, são aprendizagens que estão dentro da proposta da BNCC”, ressalta Monalisa.
De acordo com a Secretaria de Educação do Município, para o próximo ano, ideia é dar continuidade as ações iniciadas, apontando um planejamento ainda mais detalhado de atividades com os alunos, incluindo iniciativas como a confecção de um cofrinho em sala de aula, para uso dos alunos na escola e em casa, além de um momento dinâmico de atividade simulando um mercadinho, onde as crianças poderiam brincar de “comprar”, “vender” e “negociar”, com moedas próprias, criadas dentro da proposta didática.
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