Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Catunda (CE), Maria Auxiliadora da Silva
atua como formadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Foi através da Márcia Andrade, formadora e mobilizadora de projetos ambientais do IBS na região, que recebeu a indicação para representar a gestão municipal no município.
Feita toda a parte burocrática, Auxiliadora mobilizou a equipe para que todos os professores da rede pudessem se inscrever do curso EaD de Educação Financeira do IBS, ao mesmo tempo em que recebiam os jogos Piquenique e Bons Negócios, que chegariam para todas as escolas na rede municipal, atendendo alunos do 1o ao 9o ano.
“A secretaria de educação abraçou o IBS, com o material riquíssimo. Estamos trabalhando por resultados a médio e longo prazo. As ações do IBS buscam instruir e favorecer aos docentes e discentes um aprendizado de nova postura na área da Educação Financeira, por meio do comprometimento, inovação e, principalmente, uma mudança de atitude”, explicou.
Auxiliadora entendeu que o EaD de EF servia como uma porta de entrada para que outros projetos inovadores fossem oferecidos à rede. “Um dos principais pontos positivos dos cursos do IBS despertaram a vontade de ganhar mais conhecimentos. Daí comecei a incentivar os gestores e professores a participar de outros cursos, para desenvolvermos mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino”, diz ela.
Claro que todos esses passos são acompanhados de perto pela equipe pedagógica do IBS, de forma a oferecer todo o suporte necessário para planejar e implementar ações futuras.
“Acredito que o grande diferencial do IBS são as ações desenvolvidas no decorrer do ano letivo, que nos dão todo o suporte pedagógico. Os jogos chegaram para abrilhantar a disciplina, e depois demos continuidade com os projetos de Incentivo à Leitura. Hoje já temos com resultados positivos tanto nos jogos quanto na leitura. Os projetos estão sendo trabalhados semanalmente, para incentivar cada vez mais os nossos alunos”, finaliza.