Carla Carlesso teve seu primeiro contato com o Instituto Brasil Solidário em 2021, apresentada pela professora Arlinda, do Instituto Venturi. Buscando contemplar a iniciativa da sustentabilidade em três pilares – social, ambiental e financeiro -, a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves (SMED) firmou a parceria com o IBS e disponibilizou as formações EaD em Educação Financeira para educadores da rede. Carla estava entre as primeiras pessoas inscritas no curso.
“Participei da formação para facilitar a interlocução entre a nossa rede e o IBS. Sou o elo de ligação entre essas oportunidades oferecidas e como isso vai impactar nossos professores. Esse movimento e dinamismo tornam a minha ação mais prazerosa e, dependendo da ação, mudo minha abordagem. São oportunidades para compartilhar com a nossa rede contextos de quem aprende, percebe, descobre e cria inspirações. O curso foi uma oportunidade para discutir, refletir, aprender e criar novas possibilidades pedagógicas”, diz ela.
Passada a formação, alguns professores foram além e levaram os jogos para a Educação Infantil e para a classe de surdos. Segundo Carla, a assessoria do IBS foi importante neste percurso e os cases da nossa rede servem de inspiração para que outros professores façam parte deste processo. “Gosto desta dinâmica, de conversar com as escolas, de falar sobre as ações pedagógicas que surgem com a aplicação dos jogos e toda a dinâmica que isso envolve. Constantemente sou surpreendida com exemplos de inspiração. A mesma formação, os mesmos jogos, mas cada professor tem a autonomia de criar diferentes possibilidades a partir disto, criando um leque de ações”.
Desde então, a intenção tem sido estimular os professores da rede a despertar o interesse dos estudantes na aplicação das práticas sustentáveis em suas rotinas diárias. “Esta parceria firmada com o IBS realmente está alterando a nossa percepção e a maneira com que lidamos com as nossas ações pedagógicas. Tem oportunizado um aprendizado e enriquecido o fazer pedagógico com formações, materiais teóricos, sugestões de atividades e, principalmente, com a utilização dos jogos disponibilizados de forma física e online”, diz.
Bento Gonçalves conta com cases inovadores na Primeira infância, EJA e inclusão. O trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede serve de inspiração e fortalece a inserção desse tema em todos os contextos. “O IBS, trouxe oportunidades que são levadas não somente para dentro de nossas escolas, mas das nossas vidas. São momentos de interações pedagógicas transversais, que conversam com as diferentes áreas do conhecimento”, ressalta.
Em 2024 o tema norteador das escolas da rede municipal é “Rumo à sustentabilidade: por espaços e tempos criativos e inclusivos”, que está sendo acompanhado de perto pelo Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS), da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é de que esses espaços sejam um solo fértil para a criatividade e para possibilidades infinitas. É claro que o IBS estará pronto para ajudar no que for preciso. “Agradecemos ao Instituto por abrir essas oportunidades ao município. Temos um país enorme, com centenas de municípios que têm o privilégio de receber essas ações. Queremos que Bento Gonçalves seja referência na educação através de um fazer pedagógico diferente, com um novo olhar. Através da arte, da leitura, da cultura, proporcionado muitas possibilidades”, finaliza.