A professora Elisângela Mariano, de Patos, transforma a própria vida e a das pessoas próximas com os conceitos de poupar e planejar
“Jamais gaste seu dinheiro antes de possuí-lo”. O ensinamento de Thomas Jefferson, um dos fundadores dos Estados Unidos da América, citado na formação EaD em Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário (IBS), virou um Norte na vida da educadora Elisângela Mariano de Araújo Lacerda, do município de Patos, na Paraíba.
De fato, participar da formação EaD transformou a vida de Elisângela. Após passar pelo curso EaD, a educadora paraibana também se interessou por se tornar uma mediadora do projeto em sua região. Ou seja, agora ela também multiplica o conhecimento e a prática com os jogos Piquenique e Bons Negócios entre mais educadores de Patos. “Podemos ajudar muitas pessoas a viverem melhor, com mais consciência sobre suas finanças”, reflete Elisângela. “Ao proporcionar conhecimentos sobre poupar e planejar, a Educação Financeira ajuda a garantir o bem-estar pessoal”.
A transformação foi tanta que a família acabou envolvida. Tanto no próprio lar, onde marido e os três filhos de Elisângela viraram adeptos do Piquenique e do Bons Negócios, quanto entre as irmãs da professora. “Somos cinco irmãs educadoras! Algumas delas também aderiram ao projeto de Educação Financeira aqui na Paraíba”, comemora.
Leonor Mariano é uma das irmãs que também passou pela formação do IBS e ensina a prática com os jogos em São José da Lagoa Tapada, outro município que abraçou o projeto no interior paraibano. Outra irmã é Lucicleide Mariano, do município de Coremas. Além de Elisângela, todas vêm colecionando conquistas pessoais, como empreender com pequenos negócios ou comprar automóvel, graças aos aprendizados em Educação Financeira. “Uma dica valiosa que aprendi no curso e estou colocando em prática é tentar viver um pouco abaixo do que sua renda permite, ou seja, retiro do salário de 10% a 30% como reserva, esse com certeza será um dos melhores hábitos financeiros para seu controle nas finanças”, ensina Elisângela.