Atuando como professora no munícipio de Bento Gonçalves desde 2012, Tatiane Cristofoli atuou em diversas turmas do ensino fundamental e na educação infantil. Encantada pelas possiblidades de aprendizagem, e buscando qualificar e ampliar suas práticas, resolveu participar da formação em Educação Ambiental ofertada pelo Instituto Venturi em 2021. Naquela oportunidade, foram disponibilizadas 10 vagas para participar do EaD do IBS de Educação Financeira. Começava ali uma história de carinho e gratidão pelo IBS.
Encantada com as possibilidades de aprendizagens do Piquenique, assim como a diversidade de abordagens e relações com todos os campos de aprendizagens presentes na BNCC, ela voltou para a escola entusiasmada com os recursos e começou a pensar nas aprendizagens de suas aulas. “Na formação nos instruíram que o Piquenique foi pensado para crianças no 1º ano escolar. Prontamente comecei a planejar adaptações para que os meus pequenos pudessem usufruir dessas ricas aprendizagens na sua plenitude. Tendo o brincar como centro das aprendizagens, as crianças foram instigadas a vivenciar de forma lúdica, os conceitos de economia doméstica, tomada de decisão e gerenciamento de orçamento familiar”, diz ela.
Uma das ideias que surgiram foram os “espaços brincantes”, onde as crianças poderiam vivenciar desafios. Um desses desafios era planejar uma lista de compras no mercadinho e analisar se a lista cabia em seus orçamentos. “Para facilitar nesse processo, adaptei tabelas de gerenciamento do orçamento, de forma simples, as crianças tiveram autonomia em gerenciar seus gastos. Trabalhamos os números em diferentes contextos, associando as suas quantidades e registrado através de gráficos e tabelas. Comparando, classificando e seriando, abordando questões de alimentação saudável, consumo consciente dos recursos naturais e orçamento familiar”, analisa.
Dialogando com a Educação Ambiental, foi criado também o cofrinho da turma, com o objetivo de adquirir um balde de compostagem para a turma. “Para muitas crianças esse foi o primeiro contato com as relações de consumo e dinheiro, onde compreenderam a importância da gestão do dinheiro para a realização dos seus desejos e a realizar o planejamento financeiro a curto, médio ou longo prazo para alcançar seus objetivos”, explica.
Dois anos depois dos EaD’s de Educação Ambiental com o Instituto Venturi e de Educação Financeira com o IBS, é seguro dizer que os frutos dessas formações já começam a ser colhidos e que vem muito mais pela frente!
“Sabendo da importância do dinheiro para uma vida saudável emocionalmente e financeiramente, iniciar essa abordagem na educação infantil é de grande valia para a mudança de comportamento e de antigos hábitos em relação ao dinheiro. Acredito que com o passar dos tempos essas crianças poderão contribuir para o bem-estar financeiro das famílias e uma sociedade com mais qualidade de vida”, destaca.