Foi através de um colega de trabalho da Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis (GO) que Renato Gomes D’Abadia sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasil Solidário. Após entrar em contato, a equipe IBS apresentou as diferentes possibilidades que estão contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino.
O trabalho com as formações EaD para professores da rede teve início em junho de 2022, com 30 profissionais inscritos no curso de Educação Financeira. Após o início das formações, receberam os jogos Piquenique e Bons Negócios, que foram distribuídos em todas as 16 unidades escolares do município.
“As formações, os jogos e as possibilidades advindas dessa parceria nos deram mais maturidade para dialogar sobre temas importantes, na perspectiva do desenvolvimento humano. Valores comportamentais e atitudinais foram perceptíveis com os estudantes, professores. A comunidade escolar que também foi estimulada a jogar e as reuniões de pais tiveram novas reflexões a partir do jogo”, afirma ele.
Esse foi o estopim para que outras práticas entrassem na rotina escolar. O Dia D da Educação Financeira e o 30 Minutos pela Leitura entraram no cronograma de atividades pedagógicas mensais de toda rede municipal. Mas não parou por aí.
Outra iniciativa inspirada no IBS foi o FICE – Festival de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, que acontece anualmente na primeira semana do mês de outubro, com os jogos Piquenique, vendas de alimentos e artesanato feito pelos estudantes e trocas de brinquedos.
“Em cada ação desenvolvida nas escolas buscamos assegurar que a equipe escolar, os estudantes e a comunidade percebam, numa leitura sistêmica, a importância do nosso trabalho para o desenvolvimento da educação pirenopolina”, explica.
O trabalho no município chamou a atenção da equipe IBS e rendeu o convite para o 2o Encontro Nacional de Educação Financeira, ocorrido em dezembro de 2023, em que Renato foi chamado a compartilhar a experiência de Pirenópolis sobre a educação empreendedora no painel 2 do evento.
“O IBS é um agente de transformação social. Queremos que esta parceria siga fomentando o protagonismo de professores e estudantes da rede municipal de Pirenópolis. Sigamos estimulando novas perguntas!”, finaliza.