O Instituto Brasil Solidário entrou na vida de Fabíola Gaudêncio – e também do município de Campina Grande (PB) – quando lhe foi apresentado o projeto Vamos Jogar e Aprender. A partir de contatos telefônicos e reuniões on-line, ela percebeu como os jogos se somavam à proposta pedagógica que vinham desenvolvidas (uma delas junto ao Banco Central). O próximo passo era apresentar o projeto ao secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, que enxergou essa mesma sinergia com as propostas e deu sinal verde para a implementação. A mobilização e o engajamento de todos foi tanto que em menos de seis meses, os jogos já estavam em todas as 107 unidades educacionais do município e os resultados já estão sendo vistos.
“Particularmente, percebo que a introdução da Educação Financeira nos currículos escolares tem sido um marco importante em nosso Município. Acredito firmemente na importância de proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre finanças desde cedo, preparando-os para uma vida adulta mais consciente e de consumo responsável. Os jogos pedagógicos, como o Piquenique para os anos iniciais e o Bons Negócios para os anos finais, têm sido ferramentas valiosas no ensino e aprendizagem, proporcionando uma abordagem lúdica e eficaz dos conceitos financeiros”, diz.
Após a introdução dos jogos nas escolas do município, o passo seguinte era levar todos os novos aprendizados para a Feira do Empreendedorismo, numa articulação que envolveu diversos atores, incluindo o próprio IBS.
“A primeira Feira do Empreendedorismo, planejada e executada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria, em parceria com o IBS e o Banco Central, foi um marco significativo em nosso calendário escolar. A feira representou a culminância de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, evidenciando o protagonismo estudantil e valorizando a Educação Financeira como parte essencial da formação dos nossos estudantes”, comemora.
Na mesma semana da feira, também ocorreu em Campina Grande o 2o Encontro Nacional de EF do IBS, e Fabíola era uma das painelistas do evento, mais especificamente no Painel 1, cuja temática tratava justamente sobre mobilização e engajamento, que é o que não tem faltado no município.
“Desde que iniciamos essa jornada junto ao IBS, percebo claramente como a Educação Financeira tem beneficiado não apenas os estudantes, mas também suas famílias, impactando diretamente na renda familiar e facilitando o acesso ao conhecimento matemático de uma maneira mais dinâmica e didática. Estou certa de que, juntos, continuaremos a transformar vidas e a construir um futuro mais próspero para todos”, finaliza.