Professora da rede municipal de Amparo (SP) há 25 anos, Alessandra Miguel atua como professora do 5º ano na CIME Peter Pan. Em 2022, ela e sua parceira de sala, a professora Naine, fizeram a formação EaD de Educação financeira com o IBS. Foi nesta chegada do IBS ao município – fruto do projeto financiado pela Ypê e da Aliança pela Educação Financeira – que nela foi despertado o desejo de aprender e transmitir aos alunos todo o conhecimento adquirido no curso.
A partir desta experiência, ela criou o projeto Agente Consciente, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância do planejamento financeiro para o alcance de objetivos pessoais. Por meio deste projeto – e usando o Piquenique como base – os alunos vão tomando consciência sobre o consumo excessivo, influência de propagandas e redes sociais e suas desvantagens tanto financeiras quanto ambientais e empreendedorismo.
“No decorrer do projeto, busquei compreender a realidade de cada aluno, e direcioná-los de forma a refletirem mais sobre seus desejos, imediatos e a longo prazo. O que podem fazer para que esses desejos sejam alcançados, uma vez que estão em fase de formação de personalidade. É imprescindível que tenham um contato com essas noções, e percebam que é possível buscar uma realidade diferente”, explica.
Como produto final o aluno leva de questionamento, que a vida é feita de escolhas e cabe a cada um decidir quanto irá poupar e consumir. “Todo esse projeto aconteceu devido a Formação do IBS, a qual despertou em mim o desejo que fazer algo melhor para meus alunos e seu futuro. Esse engajamento sobre a temática do curso e questões rotineiras como apareciam em filmes recomendados me motivaram muito” continua.
Além de sugestões de filmes, o curso trouxe indicações de livros, os quais, segundo ela, foram utilizados como ponto de partida para motivar os alunos a compreender melhor sobre a educação financeira no geral. “O jogo Piquenique veio como instrumento pedagógico em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro, elaborando um cofrinho para decidir ao longo da vida sobre poupar e consumir” conta ela.
Alessandra acredita que a semente está sendo plantada e que os benefícios virão ao longo dos anos. “Na sala de aula, são 19 alunos e 2 professoras, e a comunidade escolar, de forma indireta, observa os trabalhos realizados. Esses alunos são os troncos que ramificam para seus próximos essas noções de poupar, tomar decisões e empreender” finaliza.
Vídeo: Amparo (SP)_Além dos Muros da Escola: Professores que Transformam