Foi na escola Professora Maria de Lourdes Guarda, em Salto (SP), que Elza Ribeiro conheceu o projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios em 2022. Junto a outros professores do município, ela foi convidada para fazer o EaD de Educação Financeira na plataforma do IBS, numa parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação.
O curso a incentivou a promover a Educação Financeira em suas turmas do 5o ano, começando por uma roda da conversa sobre dinheiro e formas de economizar. “Observei que os alunos já tinham algumas noções sobre o tema. Li o livro “Como gastar meu dinheirinho?”, que explica de forma lúdica e divertida sobre economia. E o que devemos ou não fazer pra economizar. A seguir, apresentei o Piquenique e deixei que os alunos explorassem e lessem as regras para jogar em grupos”, conta ela.
Orientando os alunos sobre a importância de economizar, usar estratégias e tomar decisões com relação aos gastos durante o jogo, os próprios alunos se apropriaram das regras e foram em outras turmas do 5o ano explicar como jogar o Piquenique. A partir dali o jogo se tornou um sucesso.
“Meu aluno Lucas me surpreendeu dizendo que está fazendo pulseirinhas de plástico e até me presentou com uma pulseira verde. Fiquei muito feliz em vê -lo empreender. A cada dia os amigos faziam pedidos de pulseirinhas coloridas. Ele ficava muito contente com o dinheiro que recebia”, relata.
Segundo Elza, o jogo proporcionou atividades interdisciplinares em diversas matérias. Em Matemática, trabalharam cálculo de produtos que iam levar no passeio proposto no jogo, e também resolução de situações problemas. “Em Língua Portuguesa fizemos listas de produtos do Piquenique, escrevemos relatórios sobre o jogo e houve um grande incentivo na leitura. Estudamos a história do dinheiro e os alunos logo perceberam que vence o jogo quem economizar mais. E fizemos o dia D da Educação Financeira com alunos do 5o ano, no qual em cada turma foi escolhido um vencedor, com prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar”, diz a educadora.
A novidade em 2023 é que o Piquenique está sendo aplicado em turmas do 4o ano. “Percebo que, por ser um tema cotidiano, até mesmo os alunos com mais dificuldade se envolvem e participam. Tenho uma aluna empreendendo e um aluno autista que se destacou na compreensão do jogo e foi ensinar outras turmas a jogar. A Educação Financeira é muito importante para a conscientização dos alunos, quanto a importância de economizar e cuidar bem do dinheiro. O curso e as oficinas do IBS contribuíram muito para minha prática pedagógica pois aprendi a ensinar os alunos usando planos de aula”, finaliza.