O primeiro contato de David Anderson Barbosa Rodrigues com a temática da Educação Financeira (vista como componente curricular) ocorreu no EaD que realizou com o IBS ainda em 2021. Desde então, se tornou mediador dos jogos e hoje coordena a expansão do projeto na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (MT), uma capital que até 2022 conseguiu formar 12 mediadores que, por sua vez, formaram 223 professores.
“A Educação Financeira é um tema que sempre esteve presente na minha vida, considerando minha formação inicial em Administração de Empresas, mas apenas atuando como professor pedagogo na rede municipal pude reunir meu conhecimento anterior com o aprendizado junto ao IBS para contribuir com a construção do projeto”, explica.
Formar cidadãos autônomos e capazes de analisar situações sobre suas finanças, investir, poupar, administrar de modo saudável e consciente seus patrimônios financeiros e ensiná-los sobre o valor do dinheiro se tornou uma missão. “É um desafio enorme e que estamos construindo aos poucos com o uso dos jogos nas unidades educacionais de Cuiabá”, ele complementa.
Utilizando de estratégias lúdicas, para engajar e ampliar a interação dos estudantes durante o momento em que estão na escola, ele acredita que um dos maiores facilitadores para a aprendizagem por meio dos jogos é que eles foram construídos com elementos do dia a dia das crianças. Isso, segundo ele, aproxima o conhecimento dentro e fora da escola em diversos componentes curriculares.
Atualmente na rede há em torno de 400 profissionais capacitados por meio do curso ofertado pelo IBS e em 2023 a previsão é que este número se amplie e assim estabeleça na cultura regional. “As ações de poupar, investir e consumir dentro das nossas capacidades financeiras preserva a qualidade de vida das nossas famílias”, finaliza.