A convite da Secretaria de Educação e através da parceria com a Newave Energia a equipe IBS esteve presente na Jornada Pedagógica de Arinos (MG). O município que inspirou tantas obras de Guimarães Rosa foi palco desse grande encontro nos dias 1 e 2 de fevereiro, que reuniu professores de diversos componentes curriculares da rede municipal.
O IBS realizou oficina de Educação Financeira no salão da ADESA, contando com a presença de integrantes da Secretaria Municipal de Educação e educadores de toda a rede do município. Além de debater alguns conceitos, os educadores tiveram a oportunidade de explorar os jogos, participar de atividades práticas e conversar sobre possibilidades pedagógicas em sala de aula, já pensando em projetos a serem aplicados em suas turmas.
Com a chegada dos jogos no ano passado para a rede do município, os educadores que participaram do curso EaD de Educação Financeira no ano passado aproveitaram para tirar as últimas dúvidas e dar início as atividades. Na Escola João Gontijo, a educadora Adriana Barbosa implementou o material com turmas dos anos iniciais e finais.
“Eu me surpreendi com o uso dos jogos, principalmente com os pequenos. É impressionante a evolução deles! As crianças começam achando que não tem nada a ver com a matéria, que é só uma brincadeira, mas depois eles vão entendendo, aprendendo a fazer as contas e descobrem que se usarem as estratégias, interpretarem bem as cartas, vão ganhar o jogo. Consegui fazer um campeonato com a turma do 6º ano e eles adoraram, as outras turmas já estão me cobrando para fazermos novamente esse ano com participação de todos”, relatou a educadora.
Para o educador Fabio Junior Mendes, da Escola Municipal João Gontijo, a proposta traz um tema essencial tanto para os professores quanto para alunos, com um conteúdo que promove um impacto de reflexão e mudança de comportamento dentro e fora do ambiente escolar. “A proposta do curso nos inspira bastante, através desses conteúdos que podem refletir na vida dos alunos e na sociedade. Esse discernimento sobre o que é preço, e o que é valor traz muitos benefícios para que os alunos se transformem em cidadãos melhores, que sabem lidar com toda a questão financeira. Isso vale também para nós como professores”, destacou.
De acordo com a Secretaria de Educação, com a formação, o planejamento para o currículo escolar está aberto para muitas possibilidades de uso do material, podendo criar um projeto que abrace todas as escolas do município, como a realização de feiras ou jogos interescolares. A oficina terminou com muitos abraços e fotos, mas, acima de tudo, a certeza de que a Educação Financeira é fator fundamental para transformar e melhorar a qualidade de vida das famílias.