Iniciativas em Amparo (SP) e Itajaí (SC) unem com sucesso o aprendizado sobre planejamento e consumo consciente à Educação Ambiental
Educadores do interior paulista e do litoral catarinense realizam com muito sucesso atividades que comprovam a vocação pedagógica transversal do projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender. Tais projetos reúnem crianças e jovens em torno do planejamento financeiro e do consumo consciente, tendo como objetivo paralelo a adoção de ações de Educação Ambiental.
Em Amparo, município do interior paulista parceiro do projeto de Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios, alunos do Ensino Fundamental 1 da Escola Raul de Oliveira Fagundes se envolveram com muita inspiração em torno do projeto “Troca do Bem”. Funciona assim: embalagens plásticas são recolhidas e trocadas por uma moeda própria da escola o “Raulzinho”. Em posse dessa moeda, os alunos podem adquirir brinquedos e material escolar em uma lojinha montada na própria escola. Uma empresa privada do ramo de embalagens recebe o material recolhido para reciclagem e colabora com o projeto. “Essa empresa nos paga pelo material recolhido e utilizamos os recursos para comprar brinquedos e, principalmente, material escolar para a lojinha da escola”, explica a coordenadora Regina Prina Herrero.
Já em Itajaí, Santa Catarina, alunos de 8º e 9º do Ensino Fundamental da Escola Básica Ariribá decidiram, em conjunto com o professor André Luiz Mota e Silva, organizarem um projeto que aprofundasse os conhecimentos adquiridos por meio do jogo Piquenique. A ideia escolhida envolve o reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado pelas famílias e sua transformação em barras de sabão. “Mobilizamos toda a escola e conseguimos arrecadar mais de 10 litros de óleo”, explica o professor André Luiz, que, aproveitando os conceitos da Ciência, ensinou os alunos a transformarem o óleo usado em barras de sabão a serem comercializadas na própria escola e na comunidade local. “Expliquei a eles conceitos sobre empréstimo, juros e investimento no projeto para comprarmos a soda – utilizada na transformação do óleo – e as formas para barras de sabão”, conta o professor, orgulhoso dos alunos.