Na apresentação do desfile cívico do 7 de setembro na EMEF Juvina de Oliveira Monteiro, em Soledade (PB), o destaque foi a Educação Financeira. Na avenida do evento, os alunos mostraram sua criatividade, abordando desde os conceitos aprendidos em sala de aula até atividades de empreendedorismo com valorização cultural, ressaltando práticas que são importantes para a economia local.
A escola abordou a temática em três pelotões do desfile, divididos nos subtemas: “Empreender é decidir fazer acontecer”, com representações de diversas formas de empreender; “Algumas coisas têm preço, artesanato tem valor”, mostrando exemplos de artesanato local como crochê, retalhos, arte na madeira e artigos em couro, e a última destacando “A Agropecuária Familiar”, apresentando as muitas oportunidades de empreendedorismo utilizando da união do cultivo do colo com a criação de animais.
Segundo Maiza Santos, que atua na Secretaria de Educação do município, a proposta permitiu que os pais dos alunos acompanhassem de perto o trabalho que vem sendo realizado dentro da escola, agregando no currículo escolar a educação financeira de forma contextualizada com a realidade dos alunos e sua comunidade.
“Foi um momento de muita integração e participação da comunidade escolar. Vimos os alunos enaltecendo a importância da Educação Financeira no contexto da cultura local, trazendo referências da colônia de pescadores, dos comércios da região, da agricultura familiar, e tudo isso tem sido trabalhado nas atividades em sala de aula junto com os jogos”, ressaltou.