Professores de Bento Gonçalves já compartilham as primeiras experiências de aplicação dos jogos em sala de aula
Os educadores do Rio Grande do Sul que participam dos primeiros ciclos de formação EaD realizados este ano estão começando a desenvolver diversas ações pedagógicas em torno dos jogos Piquenique e Bons Negócios. Após a participação de muitos no curso de formação EaD oferecido pelo IBS, os conhecimentos estão sendo multiplicados entre colegas, para benefício de alunos e da sociedade.
No município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, gestores e educadores aproveitaram a visita do Instituto Brasi Solidário (IBS) para mostrar ações dignas de aplausos. “A implantação e o uso dos jogos na nossa rede municipal possibilita a sistematização da prática docente não somente nos projetos norteadores, mas em todas as ações que permeiam o processo de aprendizagem, possibilitando uma experiência autônoma e engajadora para os estudantes”, elogia Carla Carlesso, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Na EMEF Agostino Brun, os jogos de Educação Financeira estão sendo utilizados em projetos de sustentabilidade e saúde. “O Projeto norteador da nossa escola em 2022 se chama ‘Lado a lado: Sustentabilidade e saúde social, econômica e ambiental’, e já contempla a aplicação dos Jogos Piquenique e Bons Negócios”, explica a professora Elisa Ariotti. ”Ao pensarmos em Educação Financeira, estamos oferecendo aos alunos uma visão realista do mundo, com uma perspectiva de vida com mais qualidade e oportunidades. Por isso, estamos dando ênfase aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, pois muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho, e outros o farão na sequência. Estamos incentivando que eles economizem dinheiro para usar nas despesas da formatura”, conclui.
A educadora Franciane Livieira Mathians, da EMEF Ernesto Dorneles, também destaca a possibilidade de trabalhar temas transversais. “A partir dos jogos, temas como sustentabilidade, cidadania e valores englobando os objetivos da BNCC se unem ao fazer pedagógico, abrindo portas para o diálogo e dando sentido prático para aplicar o aprendizado na vida cotidiana”, afirma.
Já os educadores da EMEF Professora Maria Borges Frota estão montando projetos para que as práticas da Educação Financeira com os jogos em sala de aula auxiliem de forma direta as questões financeiras das famílias dos alunos. “As educadoras Leidi Simoninii e Daiane Passari participaram da formação EaD do IBS, e, com auxilio das colegas, desenvolvem práticas de Educação Financeira nas aulas, relacionando os jogos às ações financeiras diárias das famílias”, relata Marcelo Longhi, vice-diretor da escola.
Apoio pedagógico a alunos surdos
Também em Bento Gonçalves, o jogo Piquenique está fazendo sucesso entre educadores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender.
Professores de classes de alunos surdos estão encantados com o potencial pedagógico do jogo, e as partidas, disputadas com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), vêm estimulando os alunos a trabalharem com diversos temas transversais.