PERGUNTAS FREQUENTES
linha.png

Quantas pessoas podem jogar?

R: No mínimo duas, no máximo seis pessoas, cada uma com um peão.

 

Posso jogar com apenas um dado?

R: Sim, mas o jogo será mais demorado. E aumentarão as probabilidades de cair em casas vermelhas e amarelas, proporcionando maiores aprendizados.

 

Ganha quem chega primeiro?

R: Não. Ganha quem tiver mais dinheiro após comprar todos os itens da lista elaborada para o piquenique. Somente quando o jogo terminar empatado, chegar primeiro é o critério de desempate.

 

O jogo pode ter mais de um vencedor?

R: Não. Quando terminar empatado, chegar primeiro é o critério de desempate.

 

Quando a carta que eu tirei me diz para avançar ou voltar casas e eu cair em casas vermelhas ou amarelas devo tirar uma nova carta?

R: Não. A cada jogador só é permitido uma carta por vez. Portanto se após avançar ou retornar, você cair numa casa amarela ou vermelha, sua jogada termina ali.

 

Joguei o dado, andei no tabuleiro e caí numa casa branca. E agora, o que faço?

R: Nada. Aguarde a próxima vez de jogar. A casa branca é neutra dentro do jogo e não nos permite tirar cartas.

 

Quando tiro a carta “compre refrigerante ou suco de laranja” sou obrigado a comprar?

R: Sim, nesse caso a compra é obrigatória.

 

As cartas amarelas voltam ao baralho?

R: Sim, as cartas amarelas, por se tratarem de “ganhos e gastos” imediatos, sempre devem voltar ao final do monte de cartas amarelas organizadas no tabuleiro.

 

As cartas vermelhas voltam ao baralho?

R: Depende da carta. Algumas podem indicar que o jogador pode permanecer com a carta até o final, enquanto outras são de decisão imediata, e após leitura e decisão do jogador, voltam ao baralho de cartas vermelhas no tabuleiro – sempre lembrando que as cartas devem voltar por baixo do conjunto de cartas vermelhas.

 

As cartas vermelhas ou amarelas devem permanecer com o jogador até o final da partida?

R: Não. Somente dois modelos de cartas vermelhas que expressamente indicam que devem ou podem ser guardadas para utilizar no final do jogo. Todas as demais, vermelhas e amarelas, devem voltar para baixo do conjunto de cartas do tabuleiro, de acordo com a cor.

 

Quando devo distribuir as cartas de produtos?

R: As cartas de produtos são distribuídas no final do jogo, de acordo com a lista individual de cada jogador. Pode acontecer de alguns produtos serem comprados ao longo do jogo (dependendo do conteúdo de algumas cartas vermelhas).

 

Após chegar ao parque, no momento de compra de produtos, caso não tenha mais uma carta com o alimento que escolhi, o que devo fazer?
R
: Se não houver cartas do alimento escolhido porque outro jogador já comprou, ele deve escolher outro item de mesmo valor. Fazendo com que o aluno perceba que nem sempre pode comprar aquilo que almeja, pois pode ser que não exista aquele produto à venda por conta da alta procura.

 

Todos devem obrigatoriamente chegar até o final do tabuleiro?

R: Sim, pois dessa forma o jogo pode entrar na fase de compra dos produtos da lista e do cálculo de quantas Américas sobrou para cada jogador.

 

O que acontece se ao longo do jogo eu ganhar ou comprar um produto que não estiver em minha lista?
R
: Nesse caso o resultado não é alterado. Você apenas adquiriu um produto a mais. Vale sempre a regra do jogo: ganha quem chegar ao final e, após comprar os produtos da lista, ficar com mais dinheiro.

 

O que acontece se ao longo do jogo eu ganhar ou comprar um produto que já estiver em minha lista?

R: Nesse caso, você já efetua a compra do produto na hora e pode riscá-lo de sua lista. Quando chegar ao final do jogo e honrar a sua lista, não precisa comprá-lo novamente.

 

Posso vender ou trocar produtos com os demais jogadores?

R: Não. O objetivo é honrar especificamente a lista de desejos formada por 4 produtos diferentes da lista de compras inicial. O respeito às regras do jogo trazem sempre melhores aprendizados propostos em educação financeira.

 

Posso fazer mais produtos da lista?

R: Sim, desde que se respeitem as mesmas bases de valores (A$ 1 a A$ 4) e as demais regras do jogo.

 

Se eu estiver a 3 casas de terminar o jogo e tirar 6, devo ir até o final e voltar as casas que ainda faltam?

R: Não. Quando o jogador ultrapassa a linha de chegada, sua participação no tabuleiro termina. Resta a ele esperar que os outros também cheguem para que todos iniciem a compra dos itens das listas elaboradas de cada piquenique.

 

Posso mudar as regras do jogo?

R: Os jogos foram idealizados para que efetivos aprendizados de educação financeira sejam alcançados de forma que as regras foram pensadas para esse fim por especialistas. Mas você pode se inspirar no circuito do tabuleiro e uso aleatório de cartas, e criar outras possibilidades pedagógicas a partir desse conceito.

 

É um jogo exclusivo que estimula somente a matemática?

R: Não. O Piquenique aborda questões de nutrição, educação ambiental, gentileza, mobilidade urbana, entre outros. Consulte os planos de aula e use sua imaginação para construção de muitas possibilidades pedagógicas e interdisciplinares.

 

O Piquenique é um jogo escolar?

R: Trata-se de um jogo para toda a família, que pode ser usado tanto no contra turno como dentro das disciplinas tradicionais. Muitos adultos se divertem enquanto aprendem sobre finanças e a importância de economizar para o cumprimento de uma meta (no caso a compra dos itens selecionados com sobra de dinheiro).

 

Consulte sempre o regulamento, os vídeos-tutoriais e os planos de aula.