Do ensino Infantil até o Ensino Médio, os alunos de Bento Gonçalves (RS) tiveram um período de mostras de trabalho das atividades do ano de 2023, com várias iniciativas inspiradoras das ações de Educação Financeira. Na EMEF General Rondon, os pequenos do Jardim A e B participaram de uma mostra de suas produções, relatando as atividades para os seus responsáveis, unindo escola e comunidade nas práticas pedagógicas. Trabalhando o tema “Desvendando a sustentabilidade nos espaços brincantes”, sob o auxílio da professora Tatiane Cristofoli, as crianças conheceram o sistema monetário, realizaram a separação e contagem das moedas revisaram a sua lista de desejos e adequaram a quantidade de dinheiro economizado, vivenciando uma ida ao supermercado, que foi finalizada com um piquenique no pátio da escola.
Na EMEF Noely Clemente de Rossi, que foi sede das oficinas práticas do IBS, as turmas seguem potencializando o aprendizado visto nas formações, alinhando os temas de arte, cultura, incentivo à leitura e EF de forma transversal. Com o tema “Educar para paz e para Sustentabilidade”, os alunos realizaram uma exposição das atividades, incluindo um desfile de moda sustentável, com roupas customizadas representada pelos alunos de sextos a nonos anos. Já na Escola Estadual Bento Gonçalves (RS), os estudantes confeccionaram seus jogos inspirados na proposta do Piquenique, como comércios e mercadinhos sendo implementados com o mesmo modelo das compras no tabuleiro.
Segundo Carla Carlesso, assessora pedagógica da Secretaria de Educação do município, os educadores têm feito um monitoramento das ações que se destacam nas propostas em sala, com vários resultados que mostram um impacto importante das atividades após passarem pelas formações do IBS. “O BS deixou uma sementinha. Estamos colhendo os frutos deste lindo e significativo trabalho. Que bom que fazemos parte destes mais de 1 milhão de alunos”, comemorou.