A cada item da lista de compras do jogo Piquenique, uma aprendizagem nova na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Essa iniciativa, exemplo de criatividade e inclusão social, nasceu de uma proposta do educador Tiago Ferreira, que leciona para uma turma de alunos surdos do 2º e 5º ano na Escola Caminhos do Aprender, em Bento Gonçalves (RS). O professor tem aproveitado todo o material pedagógico do jogo Piquenique para reforçar, além dos conceitos de Educação Financeira, conhecimentos para a vida e o dia a dia de seus alunos. Todos eles estão em fase de ampliação do vocabulário da Língua de Sinais.
“Estou aproveitando minhas aulas de terça-feira com esses alunos para introduzir as atividades do projeto de Educação Financeira. E logo no primeiro encontro eu percebi que eles se envolveram bastante na didática dos jogos, compreenderam a ideia e a proposta dos conceitos de economizar, da questão do consumo consciente, e também da alimentação saudável com a listinha de compras. Nessa etapa, já estou aproveitando para reforçar a língua de sinais, pois eles são bem pequenos e estão em fase de ampliar seu vocabulário”, destacou o educador.
De acordo com Tiago, a gestão da escola tem dado todo o apoio para a continuidade das atividades de forma contínua, já com planejamento para uma ação semanal com esses alunos. Essa atitude oferece mais uma porta aberta para conhecimento de forma inclusiva, dinâmica e que pode ser promovido de forma interdisciplinar na escola.