A proposta da lista de compras do Piquenique invadiu as conversas sobre o orçamento familiar! Trazendo para a sala de aula as vivências da sua turma do 5º ano, a professora Iracione Barreto, de Pojuca (BA), preparou uma atividade que vai além das rodadas dos jogos.
Após entenderem as estratégias e toda a proposta do poupar e se planejar para alcançar bons resultados no jogo Piquenique, os alunos da Escola Municipal João Costa Libório receberam a missão de trabalhar um orçamento junto com seus familiares, destacando quais os principais gastos de casa, como fazer uma lista de compras do mês e até listar quais os sonhos futuros que gostariam de alcançar a partir do planejamento financeiro.
Diante do contexto de zona rural, onde muitos alunos residem, a proposta ganhou uma lista de produtos adaptada, com itens que fazem parte do quintal produtivo e a agricultura familiar da região e que são fonte de renda das famílias. “O Piquenique traz propostas que podem ser trabalhadas o ano todo, com muitas possibilidades de refletirem sobre o orçamento familiar e até oportunidade de empreendedorismo. Como tem muitos alunos que moram na zona rural, adaptei a tabela de produtos com itens como coentro, mandioca, laranja ou mesmo o ‘geladinho’, que é vendido aqui na região”, explicou.
Para consolidar o aprendizado, a turma preparou em sala alguns cofrinhos, utilizando papelão e rolos de papel higiênico, para ser o “Banco Libório” de poupança da turma. A atividade contou com uma etapa de diálogo com os pais para motivar os estudantes a depositarem sempre as moedinhas nos cofres. Um controle mensal é feito pela professora, que diz quanto cada um vai conseguir economizar. No final do ano, a turma abrirá os cofres e poderão decidir o que gostariam de comprar com suas economias.