Os jogos proporcionam uma gama variada de atividades em sala de aula. Duas das que têm feito bastante sucesso em diversos municípios são: a produção de cofrinhos para introduzir o conceito do poupar desde os anos iniciais; e a criação de um espaço de interação que simula um mercadinho em sala de aula. São formas criativas e eficazes de trazer os estudantes para refletirem, conhecerem e praticarem os conceitos da educação financeira.
Em Catalão (GO), município em que o IBS tem parceria com a John Deere, as Escolas Municipais Inês Dias da Silva e Nilda Margon Vaz, trabalharam com o livro “Como se fosse Dinheiro”, de Ruth Rocha, para imergir a turma no universo sobre compra, venda e a organização financeira do dia a dia. A proposta que agregou a prática literária na atividade, proporcionou ainda uma vivência prática aos alunos com a simulação de um mercadinho envolvendo toda a turma.
A atividade se estendeu ainda para uma sala de cinema, com direito a compra do ingresso, pipoca e refrigerante. “Após a leitura do livro, confeccionamos cédulas e moedas, montamos uma sala de cinema com o intuito que as crianças entendessem o valor do ingresso, como comprar, dar troco e economizar e ainda preparamos uma sessão com filme e pipoca para os alunos”, relatou a educadora Helenice Dias, da EM Inês Dias da Silva.
Em Nova Russas (CE), seguindo a mesma proposta do mercadinho, as Escolas EMEF Olmir Mendes e EMEF São José, trabalharam os jogos com atividade de compra e venda com os alunos, incluindo a produção de cofrinhos junto a uma roda de conversas ressaltando a importância da conscientização financeira e da prática sustentável para potencializar a economia e o cuidado com o meio ambiente no cotidiano dos alunos.
A montagem do espaço interativo com os produtos comuns no mercado, ganhou destaque também na prática realizada em São José de Piranhas (PB) com as turmas da EMEIF Francisco Emerson de Lucena e EMEIF João Batista Campos, envolvendo desde os anos iniciais com as crianças conduzindo toda a prática a apresentação das atividades. Em Cajazeiras (PB), os alunos da EMEIEF Irmã Nirvanda Leite Rolim, antes da prática de negociação, receberam a missão de começar as atividades com uma pesquisa de preços a partir do encarte dos supermercados tirados com comércio local de suas comunidades.