Em Catunda (CE), a escola de zona rural Joaquim Lourenço, aproveitou a relação dos planos de aula apresentados na Formação de Educação Financeira, para envolver todas as turmas nas atividades práticas com os jogos Piquenique e Bons Negócios. As atividades envolveram alunos do 1º ao 7º ano, com direito a pesquisas de preço no comércio local, simulação de uma loja, com compra, venda, empréstimos – e com todos os trâmites do banco criado pelos próprios alunos.
Segundo Ana Neri, Diretora da Escola, a proposta pedagógica compartilhada na formação, conseguiu se adequar em todas as séries escolares e ampliou várias iniciativas dinâmicas com interação dos alunos e comunidade. Para o Dia Internacional da Mulher, os estudantes organizaram uma loja “JL MULHER” com exposição dos produtos e simulação de compra e venda, utilizando dinheiro (Américas) do jogo Bons Negócios, incluindo uma transação de empréstimos realizados através do banco criado pelos alunos para os seus clientes. Após o encerramento das vendas os valores eram convertidos em reais, calculando os gastos (despesas) e ganhos (superávit).
“As ações com os jogos foram articuladas e planejadas após o estudo dos Planos de Aulas sugeridos pelo IBS, adequando a realidade da escola e os níveis de aprendizagem dos alunos. Houve muito aprendizado, os alunos estavam entusiasmados, contentes com os resultados alcançados sentindo-se protagonistas, com visão de serem empreendedores”, ressaltou a diretora.
Acompanhe a relação de práticas divididas pelos educadores para cada turma da escola:
– 1º ao 3º ano: Produção de receita: vitamina de goiaba e bolo de laranja utilizando o jogo Piquenique.
– 4°e 5°ano: Pesquisa de campo comparando preços nos comércios da comunidade, incluindo, uma tabela de preço, com gráficos, utilizando o jogo Bons Negócios.
– 6°e 7°ano foi organizado uma loja de variedades dividido por seções: vestuário, cama/mesa/banho, cosméticos, calçados e acessórios e eletroeletrônicos.