Contando com um público de mais de 500 pessoas, a jornada pedagógica do município paraibano marcou o lançamento do Currículo Complementar do município. Aprovado pelo Conselho Municipal de Educação após longa articulação, o documento traz várias diretrizes pedagógicas que prometem enriquecer ainda mais o currículo escolar.
Construído a várias mãos, o texto contempla os Temas Contemporâneos Transversais como ferramentas valiosas para a formação integral do ser humano. Um dos destaques é a Educação Financeira, em que é ressaltada a parceria com o IBS, firmada em 2021, e cujas ações são realizadas de forma interdisciplinar com o uso dos jogos.
Segundo Vanderlúcia Alencar, da Secretaria de Educação do município, este ano, o projeto foi ampliado para atender a todas as escolas da rede – da educação infantil aos anos finais.
“O nosso plano de ensino foi construído de forma coletiva com os professores, justamente para garantir esse trabalho do currículo complementar. Fizemos uma referência da parceria com o IBS, na parte dos marcos legais, incluindo além das habilidades da BNCC, as habilidades que foram criadas para o currículo local. A ideia é seguirmos promovendo o projeto de maneira interdisciplinar. Deixamos tudo amarradinho, para garantirmos a continuidade das ações em toda a rede”, destacou.
O IBS esteve no município em dezembro de 2023 e agora vemos a consolidação do projeto, que passa a ser contemplado no currículo de forma oficial, mostrando que é uma política pública que traz impactos e resultados positivos.