Bons Negócios

BONS NEGÓCIOS é um jogo de cartas que oferece ótimas oportunidades de instigar a negociação e exercitar, de forma lúdica, as habilidades de empreender e investir. O objetivo do jogo é obter o maior lucro possível com a compra e venda de produtos. Na primeira fase, os jogadores, após receberem um valor inicial em cartas-nota, dão lances para comprar cartas-produto. Na segunda fase, as cartas-produto serão vendidas mediante a troca por cartas-cheque, onde o produto de maior valor recebe o cheque de valor mais alto. A partida termina quando todos tiverem vendido seus produtos. Vence o participante com mais dinheiro no final do jogo. O principal conceito do jogo é investir, trabalhar a estratégia, planejamento, tomada de decisão, adiamento de gratificações, boa utilização dos recursos financeiros e observação.

Imagine que você quer ser um empreendedor e planeja abrir um negócio, por exemplo, uma loja de produtos diversos, como bonecas, tablets, materiais escolares e vídeo games. Para isso, necessitará de um capital inicial e terá de planejar a compra e a venda dos produtos para obter lucro. Este é o objetivo do jogo: levar o jogador a exercitar, de forma lúdica, as habilidades de empreendedor e investidor.

Destinado a todas as pessoas a partir dos 10 anos, BONS NEGÓCIOS é dinâmico e rápido. O jogo apoia o desenvolvimento de habilidades de um empreendedor, como estratégia, planejamento, julgamento, tomada de decisão, adiamento de gratificações, boa utilização dos recursos financeiros e observação. Para ter sucesso, o jogador necessita enfrentar contingências que podem ser favoráveis ou desfavoráveis aos seus objetivos. Desejamos que essa experiência também seja importante para você!


REGRAS

OBJETIVO

Vender bem os produtos que comprou e ser o participante com mais dinheiro no final do jogo.

COMPONENTES

• 24 cartas-produto (numeradas de 1 a 24)
• 108 cartas-nota, sendo 60 de A$ 1; 36 de A$ 5; e 12 de A$ 10
• 24 cartas-cheque nos valores de A$ 5 a A$ 120
• 25 cartas-desafio
• tabela de anotações

PREPARAÇÃO

• Separe as cartas por tipo (produto, nota, cheque e desafio) e embaralhe cada um dos montes
• Coloque as cartas-cheque e as cartas-desafio de lado. Elas serão usadas somente na segunda e terceira fase do jogo.
• Posicione as cartas-produto com a face para baixo, formando um monte
• Cada participante começa o jogo com A$ 60 (sessenta américas), com notas assim distribuídas: 10 notas de A$ 1; 6 notas de A$ 5 e 2 notas de A$ 10
• Escolha um jogador para ser o banqueiro, que cuidará da distribuição do dinheiro e dos pagamentos feitos durante a partida
• Se forem cinco os participantes, é necessário tirar do jogo as quatro cartas-produto e as quatro cartas-cheque de menor valor.

MODO DE JOGAR

1ª fase – Compra dos produtos

1) Coloque sobre a mesa, com a face voltada para cima, cartas-produto em número igual ao de jogadores. Por exemplo, se são seis participantes, posicione seis cartas-produto; se são quatro, posicione quatro cartas. Na primeira rodada, o primeiro jogador oferta um lance, não destinando a um produto em específico, mas sim a todos da rodada, colocando uma ou mais cartas-nota sobre a mesa. O próximo (no sentido horário) tem de decidir se ofertará um lance maior ou menor (o lance nunca pode ser igual aos existentes). Todos os jogadores são obrigados a ofertar um primeiro lance. Os lances continuam e os jogadores podem cobrir o valor do colega ou passar a vez. Quando o jogador passa a vez, ele sai da rodada e assim, sucessivamente, até que todos estejam satisfeitos. O jogador que ofertou o maior lance fica com a carta-produto mais valiosa, aquele que ofertou o segundo maior lance com a segunda carta-produto mais valiosa e assim por diante. Cada jogador escreve na tabela de anotações o produto adquirido e o valor de compra.

2) Vira-se um novo conjunto de cartas-produto. A compra dos produtos continua seguindo a mesma lógica, até que todos sejam comprados. Atenção: pode ocorrer de algum jogador gastar todo o dinheiro antes de terminar as cartas-produto. Nesse caso, na hora de dispor as cartas-produto sobre a mesa, retira-se aleatoriamente a quantidade de cartas correspondente ao número de jogadores sem dinheiro e coloca-se sobre a mesa apenas a quantidade de cartas-produto correspondente ao número de jogadores com dinheiro (as cartas-produto retiradas saem do jogo). Procede-se dessa maneira até que todas as cartas-produto tenham sido distribuídas e compradas, ou até que todos os jogadores estejam sem dinheiro.

Atenção: pode ocorrer de algum jogador gastar todo o dinheiro antes de terminar as cartas-produto. Nesse caso, após dispor as cartas-produto sobre a mesa, retira-se da rodada as cartas-produto de menor valor, na quantidade de cartas correspondente ao número de jogadores sem dinheiro, e ficam sobre a mesa apenas a quantidade de cartas-produto correspondente ao número de jogadores com dinheiro (as cartas-produto retiradas saem do jogo). Procede-se dessa maneira até que todas as cartas-produto tenham sido distribuídas e compradas, ou até que todos os jogadores estejam sem dinheiro.

2ª fase – Venda dos produtos

1) Coloque no centro da mesa uma quantidade de cartas-cheque, também equivalente ao número de jogadores, com a face do valor virada para cima, equivalente ao número de jogadores. Cada jogador analisa os valores e, seguindo uma estratégia, seleciona uma de suas cartas-produto para vender, colocando-a sobre a mesa com a face do produto voltada para baixo (o produto selecionado não deve ser revelado para os outros jogadores).
2) Todos viram suas cartas-produto ao mesmo tempo. O jogador que tiver o produto de maior valor recebe a carta-cheque mais valiosa. O jogador que tiver o produto com o segundo maior valor recebe a segunda carta-cheque mais valiosa e assim por diante. Cada jogador escreve na tabela de anotações o valor da carta-cheque abaixo da indicação do produto vendido.

Atenção: Caso um jogador não tenha adquirido todas as cartas-produto na fase de compras, ele deve participar desde a primeira rodada da fase de vendas até que terminem suas cartas-produto. Nas demais rodadas, após dispor as cartas-cheque sobre a mesa, retira-se da rodada as de menor valor, na quantidade de cartas correspondente ao número de jogadores sem produtos, e ficam sobre a mesa apenas a quantidade de cartas-cheque correspondente ao número de jogadores com produtos (as cartas-cheque retiradas saem do jogo). Procede-se dessa maneira até que todas as cartas-cheque tenham sido utilizadas.

3ª fase – Desafio

Na terceira fase do jogo, cada jogador retira no mínimo uma carta-desafio com ganhos e gastos inerentes a um empreendimento. O número de cartas-desafio retiradas deve ser o mesmo para todos os jogadores.

FINAL DO JOGO

A partida termina quando todos tiverem vendido seus produtos. Após efetuar os cálculos na tabela de anotações, aquele que obtiver mais dinheiro vence. Para verificar isso, todos devem somar o valor de suas cartas-cheque e cartas-nota, e seguir as instruções das cartas-desafio, quando utilizadas. Se necessário, podem recorrer às calculadoras.


Vídeo – Tutorial: Como jogar!