Região Sul é a primeira a sediar o primeiro dos 3 encontros regionais programados até o fim de 2023
Abraçados pelo clima acolhedor da bela cidade de Bento Gonçalves (RS), o projeto Vamos Jogar e Aprender abriu sua temporada de encontros regionais, no palco da Fundação Casa das Artes, no último dia 25 de março, contando com a participação de especialistas e educadores de todo o Brasil, em celebração ao marco de 1 milhão de alunos beneficiários do projeto. A Região Sul é a primeira a sediar a proposta de três encontros regionais envolvendo educadores e gestores públicos até o fim de 2023.
Diante da forte representação das atividades no Rio Grande do Sul, com mais de 100 municípios atuantes e um trabalho realizado de forma coletiva, as práticas inspiradoras que se tornaram referência para as ações do projeto foram os destaques da programação.
O encontro reuniu mais de 100 educadores de toda a região, que tem multiplicado a proposta dentro e fora do ambiente escolar. Sempre importante lembrar que as ações do IBS no Rio Grande do Sul contam com a parceria da Secretaria de Educação do Estado, da Coordenadoria Regional de Educação e do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, além do apoio de parceiros e financiadores que formam a “Aliança pela Educação Financeira”.
Durante o evento, a Secretária de Educação de Bento Gonçalves, Adriane Zorzi, destacou a importância do intercâmbio entre os educadores, que somam suas experiências e potencializam o trabalho em rede de forma efetiva. “Muito mais que bons negócios, nós estamos formando bons cidadãos. Só temos a agradecer por toda essa equipe que veio de longe para nos trazer essas trocas e experiências. Temos aqui diferentes culturas, todas pelo mesmo objetivo, de contribuir para a educação de qualidade”, destacou Adriane.
Representando a 16ª CRE, Michele Ferronatto, reforçou que o material se tornou um apoio em todas as disciplinas nas escolas, fomentando práticas contextualizadas ao cotidiano dos alunos, desde os primeiros anos escolares. “Nossas escolas só têm a agradecer pela oportunidade. Tenho acompanhado a adesão nos municípios e hoje a proposta já faz parte do dia a dia das crianças. Isso demonstra o quanto é importante conseguir plantar essa consciência financeira desde pequeno”, enfatizou.
Para abrilhantar ainda mais a acolhida no sul, os alunos surdos da EMEFE Caminhos do Aprender se apresentaram com o Hino Nacional Brasileiro em Libras, proporcionando a todos os presentes um momento único e cheio de significado. Entre mesas redondas, debates e painéis realizados durante todo o dia, ressaltando os dados de impacto das avaliações externas, dos números de expansão que já alcançam 138 mil alunos beneficiários na região, os multiplicadores do projeto foram as estrelas do evento.
As ações partilhadas encantaram do público aos convidados palestrantes, sendo exemplo e referência em falas como a do convidado Fernando Barnabé, formador da Nova Escola, que ministrou um painel com foco sobre o planejamento pedagógico.
“O primeiro passo para alcançar bons resultados, é entender que essa ação transformadora não é a ação de um: é de muitos. E vimos exemplos claros a partir das experiências apresentadas no evento, um dos diferenciais do projeto é a ludicidade. Quando olhamos o quanto isso toca os estudantes, muda completamente. Quando planejamos uma aula, de forma que se torne interessante para os alunos, a partir do jogo, você muda o olhar do estudante. A BNCC fala sobre a educação financeira e também sobre a metodologia com jogos, mas não tem os dois atrelados, a importância de conseguir trabalhar com os jogos nessa temática já é fantástico, é um ganho que nenhum outro projeto que eu já vi faz dessa forma”, ressaltou Barnabé.
Num intercâmbio com diferentes sotaques e muito aprendizado, os painéis envolveram desde escolas gaúchas até as participações de nossas premiadas “Educadoras de Valor” Rosilene Nunes (vencedora do Prêmio Educação Financeira Transforma, do Instituto XP) e Vanderlize de Lima (vencedora do Prêmio BEI de Educação Financeira), trazendo um rico debate sobre como bons planejamentos transformam a sala de aula com práticas inovadoras, gerando impactos para além dos muros da escola.
Segundo Cláudia Jardim, vice-prefeita de Guaíba, as soluções apresentadas nos painéis geraram impacto significativo na equipe do setor pedagógico que acompanhava o evento, já relatando várias ideias e alternativas acessíveis para expandir as atividades no município. “Nós somos muito gratos por poder participar dessa proposta, algumas escolas do município já estão usando o material pedagógico nas salas de recurso e nas salas de AEE, levando para a parte de inclusão, o que mostra a qualidade desse material. Queremos seguir sendo parceiros do projeto e seguir colaborando com esse sonho que surgiu lá atrás não como números, mas como uma forma de mudança de rupturas de pensamento, de paradigmas educacionais. Queremos fazer parte dessa transformação”, destacou.
Encontro fantástico!!! Parabéns pelo brilhante projeto!!