No dia 5 de dezembro foi a vez de conhecer as ações realizadas nas escolas de São José da Lagoa Tapada que, além das atividades de EF, recebeu o acervo de 500 livros do IBS e tem promovido várias práticas de leitura e contação de histórias com alunos de todas as turmas. A visita realizada na Escola Celestino Gomes de Sá envolveu uma programação com alunos do 3º e 4º ano, que prepararam na sala a simulação de um supermercado, incluindo as prateleiras com os produtos e um espaço para a compra com caixa registradora, onde a turma trabalharam sobre preços, validade, vencimento, troco e desconto. Outra turma preparou um “Bazar Solidário”, com os alunos podendo negociar e trocar seus produtos de acordo com a necessidade de cada um.
Segundo Aline Coura, Secretária de Educação do município, a rede tem atendido 100% das escolas em tempo integral e a proposta com os jogos tem sido potencializada como um tema transversal, que deve ser trabalhado para além do contraturno escolar. “Na educação integral nós trabalhamos o aluno como um todo, com seus aspectos intelectuais, cognitivos, emocionais, sociais e a educação financeira é uma aliada importante para potencializar essas habilidades”, ressaltou.
Aline enfatizou ainda que o IBS e um parceiro importante no trabalho promovido no município. “O IBS traz o conjunto daquilo que é necessário para desenvolver a educação: formação continuada para os profissionais, material didático e vem visitar a escola, conhecer a nossa realidade”, enfatizou.